A música de Rafael Summers é como uma estação de rádio que você não consegue desligar – envolvente, cativante e sempre pronta para surpreender seus ouvintes espalhados ao redor do mundo. E é com este artista incrível que estreamos mais uma capa digital da Conexão Magazine!
Com 26 anos e dois EPs lançados oficialmente pelo selo Angorá Music, o cantor se destaca com sucesso como um talento promissor do cenário pop atual. Seu mais recente projeto, “Radio Drama“, é uma fusão única de sons e sentimentos, onde cada faixa possui uma narrativa que ecoa na alma de quem as escuta.
Nesta entrevista descontraída, teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais o universo dramático e musical de Rafael. Prepare-se para uma conversa sobre música, inspirações e sonhos, com direito a informações exclusivas sobre os próximos capítulos de sua trajetória.
O que podemos esperar de sua carreira em 2024? Há algum projeto empolgante a caminho?
Estou vivendo, este ano, um momento bem significativo, marcado por transições em minha carreira. Eu e minha equipe estamos colhendo os primeiros frutos do que plantamos até aqui e preparando o terreno para muitas novidades. Com toda certeza, surpresas estão a caminho, mas ainda não posso dar muitos detalhes sobre as mesmas porque não quero estragar o que planejamos com cuidado e muito carinho para surpreender os fãs do meu trabalho.
De qualquer forma, quem me acompanha sabe que eu não sou muito bom em guardar segredos por muito tempo e que a minha parte favorita de todo o processo é o momento de revelar o que vem a seguir, então… aqui vai uma novidade exclusiva… teremos muito em breve novos videoclipes e uma versão estendida do Radio Drama, meu segundo EP, em todas as plataformas digitais!!

Baseado nesta novidade incrível, é perceptível que o EP ‘Radio Drama’ tem um significado importante em sua trajetória artística. Qual foi a inspiração por trás desse projeto e o que o levou a querer expandi-lo em uma nova versão?
Existe um amadurecimento muito bonito por trás desse EP. A cada lançamento, sinto que estou mais experiente e confortável em me desafiar, com o objetivo de elevar o nível das minhas criações. Eu devo muito dessa percepção ao processo de construção do “Radio Drama”.
Este projeto surgiu de um momento repleto de incertezas onde, com o fim da pandemia, fui forçado a encarar uma nova realidade e lidar com novos inícios. Eu apelidei essas experiências de “dramas” e percebi que eu não era o único no mundo lidando com eles. Foi aí que decidi então compilar esses dramas em um projeto onde eu pudesse dividir e encará-los, simultaneamente, com todos meus ouvintes. Basicamente o mesmo que acontece ao ligarmos um rádio para espairecer ou lidar melhor com nossas emoções, por isso a metáfora do nome. As composições presentes no “Radio Drama” são 100% minhas e não possuem coparticipações, algo que no passado não achei que era capaz de criar sozinho. A minha decisão de expandi-lo aconteceu após eu sentir que ainda não era hora de encerrar este ciclo e quatro músicas não eram suficientes para explorar todas as narrativas que existiam no interior do meu coração. Eu estava me divertindo demais para simplesmente ter que parar por ali!

Como funciona seu processo criativo?
Sendo bem sincero, é um grande caos! Eu tento não me limitar impondo regras, então cada música nasce de uma forma única e no seu próprio tempo. Algumas nascem de forma espontânea, como aconteceu com “Quando a Festa Acaba”, enquanto outras chegam até mim aos poucos, como “Hey You” e “Astronaut”. Às vezes acontece da letra e melodia surgirem juntas e em outros casos eu escrevo em cima de uma base inicial, criada por mim e pelo produtor no estúdio. Existem também faixas, como no caso de “Drain My Energy” e “Superstitions”, que eu reescrevo e adapto milhares de ideias até sentir que as peças finalmente se encaixam. Acho que nunca reescrevi tanto uma música quanto aconteceu com “Superstitions”… mentira, talvez esse recorde pertença à próxima faixa a ser lançada em breve e que completa a versão estendida do EP! #spoiler
Se tivesse a oportunidade de se apresentar ao lado de três artistas, quem seriam eles e por que você os escolheria?
Sem dúvida alguma, meu maior sonho é ter a oportunidade de dividir um palco com minhas maiores inspirações: Taylor Swift, Lady Gaga e Avril Lavigne. Não existe uma ordem de preferência aqui, eu amo e sou grato igualmente por tudo o que aprendi acompanhando a carreira desses três grandes ícones.
A Taylor me influenciou muito a ser detalhista e contar histórias em minhas composições. Tem muito dela na forma em que eu escrevo e crio minhas canções atualmente. Já a Gaga me ensinou a ter orgulho de quem sou, me inspirou a aprender piano (meu instrumento favorito), a não desistir dos meus sonhos e também a entender que minhas diferenças são minhas maiores qualidades. Posso dizer que o trabalho dela me ajudou muito durante minha adolescência. Por último, mas não menos importante, a Avril foi minha primeira ídola e quem despertou em mim a vontade de consumir e fazer música. O primeiro CD que eu comprei na vida foi dela e, além de amar toda a rebeldia e rock n roll presente nos seus trabalhos, eu amava passar a tarde esperando pelos seus clipes na televisão!

Antes de encerrarmos, qual mensagem você gostaria de compartilhar com os leitores?
Primeiramente, eu queria agradecer a todos que leram essa entrevista até aqui. Isto está se tornando algo cada vez mais raro, nos dias atuais, e sou muito grato a todos que dedicaram seu tempo em saber mais sobre mim e a minha arte. Espero poder sempre retribuir com canções que fazem a diferença na vida de vocês!
Também queria comentar sobre o fato de que o mundo tenta constantemente limitar nossas ambições e nos colocar dentro de padrões pré-estabelecidos. Por favor, não deixe que isso afete seus sonhos e sua essência! O homem não teria pisado na lua sem a determinação de tornar o impossível possível. Eu sei que na teoria é mais fácil do que na prática, mas acredite… eu repito constantemente isso a mim mesmo também porque quero, um dia, reler essa entrevista estando em um patamar mais alto na minha carreira e me orgulhar da estrada que me levou até lá. Espero que isso os motive a acreditar em seu potencial e a fazer o mesmo por vocês.
Ouça agora o novo EP:
Não perca nenhuma novidade!
Aumente o som e encante-se com a narrativa emocionante presente nas canções de Rafael Summers. Siga o artista em suas redes sociais e escute seu EP “Radio Drama” em sua plataforma digital de música favorita! Para mais informações: clique aqui
Redes Sociais:
Instagram, Tiktok e Twitter: @RafaelSummers_
Youtube: Rafael Summers
Ficha Técnica:
Fotos: Natália Pinheiro
Assessoria: Mercedes Santos




































