Conexão Magazine

Alexia Annes comemora participação de “Sukata, o Musical: A Série” no Rio Webfest e anuncia novos passos

Redação CM

Redação CM

4 de dezembro de 2025

Foto: Reprodução Rio Webfest 2025

A diretora, roteirista e atriz Alexia Annes celebra a participação de “Sukata, o Musical: A Série” na edição deste ano do Rio Webfest, uma das principais premiações de webséries do mundo. No evento, ela esteve acompanhada de Gabriele Annes, atriz e social media da Batom Produções, produtora responsável pela série. A presença no festival marca um momento importante para a série, que chega ao circuito de mostras e premiações antes de seu lançamento oficial e prepara novos voos para o próximo ano.

O evento acontece anualmente no Rio de Janeiro e esta edição ocorreu do dia 28 de novembro ao dia 1º de dezembro. A série foi produzida através da Ancine em 2024, e conta com direção, roteiro e composições de Alexia Annes e protagonismo das “Suketes”, que são vividas pelas atrizes Dominique Bueno, Stefanny Leão e Alessandra Maria. A série foi indicada nas categorias Prêmio Acessibilidade, Melhor Canção Original e Melhor Performance em Série Musical, representada pela atriz Giulia Savi, intérprete da personagem Cláudia, a vilã da trama.

Durante os dias de festival, os criadores têm a oportunidade de participar de uma programação intensa que inclui painéis, workshops, palestras e diversas atividades voltadas para criadores e profissionais do audiovisual digital. Alexia representou o projeto no painel dos criadores, onde falou sobre a série, os desafios de produção das mulheres no mercado audiovisual e sobre os desafios do seu primeiro grande projeto depois das webséries, um seriado com dez episódios onde a produtora empregou mais de 100 profissionais com foco nas mulheres e população periférica.

Contou detalhes sobre o desenvolvimento do universo de Sukata e compartilhou a experiência de transformar um musical premiado em uma Série. Além disso, comentou a importância de obras que unem sustentabilidade, música e representatividade. “O painel foi muito especial, especialmente que foi apenas com mulheres cineastas, mostrando a nossa potência e possibilidades”, complementa Alexia.

A participação marcou um reencontro especial de Alexia com o festival, onde ela destacou a alegria de apresentar um projeto que evoluiu ao longo dos anos e que reflete sua trajetória como criadora. Para ela, retornar ao Rio Webfest com a série simbolizou uma nova etapa, mais madura e repleta de significado, após um longo processo de desenvolvimento e expansão do universo do Sukata.

“Me sinto muito feliz em voltar ao Rio Webfest com este novo projeto depois da pandemia. Realizamos o lançamento do Livro Sukata o Musical em 2019, e em 2025 realizamos a turnê do espetáculo Sukata o Musical, que foi um sucesso, e lançamos a nossa playlist do espetáculo no Spotify. Agora em uma fase diferente, apresentamos uma série que nasceu depois de muito aprendizado e de uma longa caminhada no universo das webséries”, afirma. 

Ela ainda completa: “Sigo com energia total, muitas expectativas e o mesmo compromisso: fortalecer o protagonismo feminino e a representatividade, através de projetos sustentáveis e com temas atuais que norteiam nossas urgências como sociedade. Sempre fortalecendo as mulheres no audiovisual. Todos os projetos da Batom produções tem um compromisso social e ambiental com plantio de árvores e educação ambiental no set de filmagem, eventos e espetáculos”, declara a artista. 

A produtora atravessa agora uma nova e emocionante fase: acaba de assinar um importante contrato de distribuição de “Sukata, o Musical: A Série”, e avança rumo à aguardada estreia em 2026. O projeto também segue recebendo reconhecimento em outros espaços, sendo finalista no Festival EcoCine, na categoria Videoclipe. Em 2021, venceram como “Melhor Roteiro de Série”, no Festival Cawcine.

“Sukata, o Musical” nasceu em 2012 como um espetáculo infantojuvenil que conta a história de Suzana, Katarina e Tânia, três amigas e atendentes de uma doceria que, insatisfeitas com a realidade ao redor, decidem criar um projeto de reciclagem para transformar o mundo. O universo da obra se expandiu com o lançamento do livro em 2019 e, em 2024, ganhou sua versão em série. Com foco em sustentabilidade e reciclagem, o projeto reúne 44 músicas originais, incluindo canções do espetáculo, todas disponíveis no Spotify sob o nome Sukata o Musical.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS