Conexão Magazine

Aline Grain, que participou da construção de carreiras como a de Paolla Oliveira, lança Minimanual  para quem quer “sobreviver” nos desafios do audiovisual

Redação RJ

Redação RJ

22 de janeiro de 2026

Kaio Caiazzo

Com quase 40 anos nos bastidores, a agente lança o livro  “Minimanual de Nomenclaturas e Condições de Trabalho no Audiovisual”, expondo ameaças veladas e a pressão no desenvolvimento artístico

Com quase quatro décadas de atuação no gerenciamento de carreiras de atores e atrizes, Aline Grain transforma a experiência acumulada nos bastidores do audiovisual em um livro de consulta prática. Minimanual de Nomenclaturas e Condições de Trabalho no Audiovisual, organiza conceitos, termos, contratos e transformações tecnológicas que passaram a impactar diretamente a vida de quem trabalha no setor, muitas vezes sem que esses profissionais tenham plena noção do que estão assinando ou autorizando.

A ideia do livro nasceu de uma mudança estrutural no mercado brasileiro. “O mercado brasileiro recebeu uma demanda de produções internacionais praticamente de um dia para o outro! Foi uma loucura processar tudo isso de uma maneira rápida e eficiente”, explica Aline. 

Ao longo da carreira, Aline também participou da construção e do posicionamento de nomes que ganharam espaço na TV e no audiovisual, como Paolla Oliveira, Regiane Alves, Rogério Brito e Daniel Blanco, ator que ela segue agenciando atualmente. A experiência com diferentes fases do mercado, do crescimento de talentos à negociação de contratos cada vez mais complexos, ajudou a moldar o olhar prático que guia o Minimanual.

Segundo a autora, a chegada massiva de produções estrangeiras, ainda antes da pandemia, expôs uma fragilidade no setor que precisava ser sanada. “Os contratos começaram a vir bi colunados (inglês e português), mas nossas leis são diferentes das leis americanas. Começaram a aparecer nomenclaturas novas, diferentes”. Faltando poucas matérias para se formar em Direito — sua terceira faculdade —, leitora fluente em inglês e entusiasta da tecnologia, Aline percebeu que tinha ferramentas importantes dentro desse cenário.

Embora escreva há anos, o Minimanual foi o primeiro projeto que soluciona uma necessidade prática do agenciamento. “A demanda veio antes da vontade de escrever um livro. Eu escrevo há muito tempo — peças de teatro, crônicas, ficções e realidades —, mas nunca levei isso adiante porque minha profissão consome muito tempo e energia”, conta. “Esse manual foi diferente, porque ele já fazia parte do meu dia a dia.”

Ao longo do livro, a autora também discute o papel, muitas vezes subestimado, do agente artístico no mercado brasileiro. “Aqui no Brasil, o nosso trabalho é totalmente descartável, tanto pela indústria quanto pelos artistas”, afirma. “Somos o escudo que negocia todo o processo entre o artista e a indústria, muitas vezes sob ameaças veladas dos dois lados.” Para Aline, quando o artista decide caminhar sozinho, o impacto costuma aparecer tarde demais.

As armadilhas do streaming

Sobre as plataformas internacionais, Grain avalia com equilíbrio. “Elas trouxeram oportunidades e armadilhas. Não estávamos preparados para essa demanda”, afirma. “Hoje é preciso estudar muito, entender leis, falar outras línguas e se atualizar o tempo todo. Nesse processo, muitos profissionais ficaram para trás, enquanto outros, sem preparo, ocuparam espaço.”

A ausência de regulamentação do streaming segue como um ponto crítico. “Ainda trabalhamos sem uma regulamentação específica no Brasil. Existem projetos de lei em andamento, mas nada consolidado”, explica. 

Próximos passos após o lançamento

O lançamento do Minimanual de Nomenclaturas e Condições de Trabalho no Audiovisual, no dia 26 de janeiro, também abre caminho para novos desdobramentos. “Tenho muita vontade de expandir esse conteúdo. Não existe essa matéria nas faculdades de artes no Brasil”, diz. “O ator se forma e vai direto para o mercado sem nenhum conhecimento. Esse é um problema grave.”

Saiba mais sobre Aline Grain em:

https://www.instagram.com/agrain

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS