Explorando a ausência de identidade e a falta de comunicação entre os indivíduos, o espetáculo “PASSPORT”, estreia no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (30). Estrelado por Camila Curty, Pablo Cortez e Victor Almeida, o projeto é uma das peças mais traduzidas do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott desde sua publicação em 1988.
Depois de ter sido publicada em espanhol, dinamarquês, russo, polonês, inglês, português, grego e até mesmo em japonês, a peça acontecerá em solos cariocas numa montagem idealizada por Camila Curty e com produção de Marcos Covask e Luiz Felipe Machado.
Ao participar de uma residência artística realizada pelo Sesc em outubro de 2015, Camila tomou conhecimento da dramaturgia de Ott, sobretudo após uma leitura dramatizada de Passport dirigida por Sidney Cruz. Interessada pela obra, a atriz e diretora foi em busca do autor da peça, que conta uma história universal, onde o espectador, para além da narrativa, pode se questionar o quanto é violado, todos os dias, sem justificativa cabível.
Foi em uma residência artística realizada pelo Sesc em outubro de 2015, que Camila tomou conhecimento da dramaturgia de Ott, sobretudo após uma leitura dramatizada de Passport dirigida por Sidney Cruz. Interessada pela obra, a atriz e diretora foi em busca do autor da peça, que conta uma história universal, onde o espectador, para além da narrativa, pode se questionar o quanto é violado, todos os dias, sem justificativa cabível.
“Foi o meu primeiro contato com essa obra que me impactou de cara. O texto é originalmente escrito para três homens, mas desde que assisti a essa leitura senti que precisava vivenciá-la como atriz, mas não só isso, gostaria também de dirigir. Levei quase dez anos para enfim realizar porque sabia que precisava amadurecer artisticamente antes de me dedicar 100% a esse projeto”, conta Camila.
Em cena, Eugênia (Camila Curty) se encontra perdida em uma estação de trem; onde sua língua mãe e seu passaporte não são reconhecidos. Na estação, pede ajuda a um soldado (Victor Almeida) que, por não compreender seu idioma, recolhe seu passaporte e se recusa a ajudá-la. Neste lugar desconhecido e sem sua documentação, aborda um oficial (Pablo Cortez), que enxerga em Eugênia uma ameaça a sua própria pátria, desencadeando uma sequência de atos conspiratórios e perigosos, resultado da carência de comunicação, de identidade e de uma pré-disposição em atacar o desconhecido.
A diretora conta estar feliz e ansiosa para a estreia. “Nos dedicamos muito a este projeto. São anos de preparo para finalmente conseguir tirá-lo do papel. Poder estrear e debater assuntos tão importantes e necessários me anima muito. Estou ansiosa para nossas apresentações. Espero que o público curta e entenda a mensagem”, ela afirma.
O espetáculo foi contemplado pelo edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca 2022 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e será realizado através do coletivo Laboratório de Atores com apresentações para escolas públicas e apresentações abertas para o público geral.
SERVIÇO – PASSPORT:
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
DIAS: 30 e 31 de maio de 2023
HORÁRIOS: 13h30 e 15h30 (02 sessões por dia)
LOCAL: Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim
ENDEREÇO: Praça do Barro Vermelho s/nº, Praça Geraldo Simonard, Pechincha
INGRESSOS: Sessões gratuitas para estudantes da rede pública.
DIAS: 02 de junho de 2023
HORÁRIOS: 14h e 19h (02 sessões)
LOCAL: Arena Carioca Fernando Torres
ENDEREÇO: Rua Soares Caldeira, 115 – Parque Madureira
INGRESSOS: Sessões gratuitas para estudantes da rede pública.
DIAS: 17 e 24 de junho de 2023
HORÁRIOS: 20h
LOCAL: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
ENDEREÇO: Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, 22743- 010
INGRESSOS: R$ 30,00 INTEIRA e R$ 15,00 MEIA
FICHA TÉCNICA
AUTOR: Gustavo Ott
DIREÇÃO: Camila Curty
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Pablo Cortez
ELENCO: Camila Curty / Pablo Cortez / Victor Almeida
FIGURINOS: Marcos Covask
ILUMINAÇÃO: Bruno Henrique Caverninha
CENÁRIO: Camila Curty / Marcos Covask
CENOTECNIA: Jonathan Silva
TRILHA SONORA: Rafael Fonseca (Rafeau) PROGRAMAÇÃO VISUAL: Leandro Fazolla ASSESSORIA DE IMPRENSA: DD Assessoria VÍDEO: Guapoz Produções Artísticas
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcos Covask ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Luiz Felipe Machado REALIZAÇÃO: Laboratório de Atores