Conexão Magazine

Capa Digital | Ed. 39 | Gabriel Froede

Redação CM

Redação CM

13 de setembro de 2024

Foto de capa: Rachel Pontes

Pronto para subir no palco do Rock in Rio, o cantor e compositor Gabriel Froede estampa a nova capa digital da Conexão Magazine. O artista, que acaba de estrear seu primeiro álbum de estúdio “Por que não dizer te amo agora?”, cedeu uma entrevista exclusiva em que fala sobre a expectativa para o festival e revela detalhes do novo projeto que já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, com exclusividade, traz um Faixa a Faixa especial sobre os sons deste trabalho.

Muitas vezes, o sentimento não dito pesa mais do que a palavra falada. E é sobre essa intimidade e vulnerabilidade que nos atravessa no amor o tema do primeiro álbum de estúdio do cantor, que conta com 11 faixas autorais, sendo 8 inéditas, apostando numa sonoridade pop romântica, com influências da MPB e R&B.

O novo trabalho abriu os caminhos para a estreia do artista no Rock in Rio, no dia 22 de setembro, no palco Supernova.

No âmbito amoroso, expor seus sentimentos de forma nua e crua trouxe várias frustrações, mas também valiosos acertos. Segundo Gabriel, o resultado do álbum é um reflexo de uma batalha entre a dor e o êxtase de amar sem reservas.

Como se inspirou para compor as 11 faixas do álbum “Por que não dizer te amo agora?”

Os meus sentimentos sempre foram a minha bússola, o norte para cada primeiro passo que eu dei. Seja cantando – na música – ou seja cuidando do que as outras pessoas estão sentindo – na medicina -, minha outra paixão, que me formo este ano na faculdade. Lançar um álbum sempre foi meu maior sonho. Outras pessoas ouvindo as minhas músicas, o meu disco, como tantos e tantos que eu já ouvi nessa vida. E, depois de escutar tantas histórias de outras pessoas, essa é a primeira vez que eu posso parar pra contar as minhas. Histórias que eu vivi, mas que a partir do momento que elas são colocadas pra fora, passam a ser nossas. E eu digo nossas porque espero que meus fãs também encontrem um lugar nessas palavras. Um lugar dentre os tantos finais alternativos e perspectivas de amor que esse álbum representa pra mim.

E conta pra gente, qual é a história por trás do nome do disco?

É que amor pra mim é expansão, no fim das contas. É burlar esse tempo que passa tão rápido, que traz e levam as nossas histórias, os nossos sentimentos, as pessoas que cruzaram e ainda vão cruzar a nossa vida. É estabelecer um elo entre o real e o imaginário. O que foi vivido e o que ainda hei de viver. E, nesse caminho todo, até o momento de estar aqui, dizendo isso, eu entendi que o mais importante de tudo era poder colocar pra fora. Era dar o primeiro passo, era poder dizer. Por isso, hoje, me sinto pronto para perguntar para todos que vão ouvir esse disco e também para me perguntar, quantas vezes forem necessárias: por quê não dizer te amo agora?

No Rock in Rio

No dia 22 de setembro, ele faz a primeira apresentação do disco Por que não dizer te amo agora? no palco Supernova, no Rock in Rio, mesmo dia em que toca a atração internacional Shawn Mendes, uma de suas grandes referências musicais. E no dia 29, Froede abre oficialmente a turnê nacional no disco com show na Bona Casa de Música, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda na Eventim

O primeiro show do álbum será no Rock in Rio, como está se sentindo?

Está sendo um pouco surreal lidar com isso tudo ainda… O Rock in Rio, além de ser um dos maiores festivais do mundo, foi o primeiro grande festival que eu fui na vida. É uma grande responsabilidade estar no palco Supernova, eu estou muito feliz que estão apostando em mim, que acreditam no meu trabalho. E ainda, eu vou tocar no mesmo dia do Shawn Mendes (22/09), uma das minhas principais inspirações nessa minha era Pop. Estou ensaiando muito para o show mais importante da minha vida! Vai ser um sonho poder apresentar o meu primeiro disco de estúdio ao vivo para os meus fãs e para um público gigante que vai estar presente no festival.

Créditos: Rachel Pontes

Exclusivo: Faixa a Faixa

Entre as canções do novo álbum, o cantor já havia liberado “Passarinho”, parceria com Carol Biazin, que entrou no ranking Viral Songs Brazil do Spotify e se tornou a trilha de Yasmin Brunet no Big Brother Brasil 2024 – atualmente acumula mais de 6 milhões de plays –, “Louco” e “Um Pouco Mais”.

As novidades agora foram: “As vezes eu ganho” (composto por ele e Carol Biazin), “Te espero ou fujo?” (colaboração com a cantora pernambucana Joyce Alane), “Personagem favorito”, “Por que as pessoas mentem?”, “Não sei brincar” (composição em parceria com Ana Gabriela), “Típico de nós”, “Tanto faz” e “Não amo mais você” (também com versos assinados por Ana Gabriela).

Mas, para entender um pouco mais sobre cada um desses novos sons do artista, confira esse faixa a faixa exclusivo:

1 – As vezes eu ganho (Composição: Gabriel Froed e Carol Biazin)

“Eu inicio o álbum com um grande manifesto, porque “As vezes eu ganho” dá o tom das histórias que eu vou contar. Ela fala sobre a busca por certezas em mundo imperfeito, cheio de dúvidas. Essa aversão aos “tantos talvez” é o meu desejo de encontrar uma direção clara em meio ao caos interno que vivi durante todo o processo que resultou na criação desse álbum. Eu percebi que cada frustração, cada tropeço, cada etapa é responsável pelo nosso agora e isso é a mais pura verdade.”

2 – Um pouco mais

“Acho que muita gente assim como eu, às vezes tem dificuldade de superar o fim de um grande amor. “Um pouco mais” reflete aquela luta incessante para encontrar sentido e conforto dentro de uma relação onde as conexões parecem cada vez mais efêmeras, entra no universo da vulnerabilidade e da perda”.

3 – Te espero ou fujo (colaboração com a cantora pernambucana Joyce Alane)

“Te espero ou fujo?” é sobre reciprocidade. Ela reflete um grande conflito entre a esperança de ser correspondido e a necessidade de se afastar para evitar mais sofrimento em uma relação. Aquele desejo honesto de ser desejado na mesma intensidade que deseja junto do desgaste emocional que acompanha um relacionamento não correspondido”.

“Eu conheci Joyce pela internet e me tornei um grande admirador. Ela é uma das grandes promessas da nova geração da MPB e seu timbre de voz sempre me chamou muita atenção. Um certo dia ela gravou um cover da minha música, “Passarinho”, eu fiquei muito feliz e logo começamos a trocar ideias pelo Instagram, nos aproximamos e nos tornamos amigos. Em uma das vindas dela pra SP mostrei a ela o meu álbum e “Te espero ou fujo?” além de ter sido uma de suas faixas preferidas, eu consegui imediatamente sentir a sua voz encaixando em um dueto comigo. O convite foi imediato e o resultado ficou incrível. Ela trouxe uma elegância extra para a música, justamente o que uma bossa nova de respeito precisa. A Bossa é um gênero musical que me influencia muito e sinto uma enorme responsabilidade quando me proponho criar dentro dele”.

4 – Personagem favorito

“Essa é a faixa onde eu apresento uma versão diferente do personagem que meus fãs estão acostumados. “Personagem Favorito”, tem um contraste entre o menino bonzinho e o vilão do filme proibido e conta sobre a adrenalina de um amor clandestino e cheio de riscos. O fim dessa história vocês conseguem achar no próprio álbum hahaha, na verdade é só montar o quebra cabeça porque as peças estão todas lá”.

5 – Por que as pessoas mentem?

“Por que as pessoas mentem?” é uma introspecção sobre desilusão. A faixa explora o desgaste que surge quando a confiança em alguém é quebrada. Eu amo muito ela porque a melodia e a produção criam um universo muito lúdico e alegre quando na verdade a letra fala sobre se sentir enganado”.

6– Não sei brincar (composição em parceria com Ana Gabriela)

“A faixa aborda a tensão de um relacionamento onde a sinceridade e a manipulação coexistem, explorando as nuances de um jogo emocional que a pessoa já conhece, mas no qual não está disposto a participar de forma superficial”.

7 – Passarinho (parceria com Carol Biazin)

“Passarinho” é uma metáfora que captura meu desejo de fuga e escapismo. Essa música reflete minhas lutas e frustrações na vida amorosa e profissional quando eu cheguei em São Paulo, completamente perdido, cheio de expectativas, mas sem poder fazer tudo que eu sonhava ainda. Não dependia só de mim. Então ela acaba sendo um grande pedido por liberdade“.

8 – Louco

“Louco captura a essência de um amor avassalador, onde a intensidade dos sentimentos supera qualquer medo ou insegurança. A faixa explora o prazer e o gozo de finalmente se entregar de cabeça em um amor recíproco e intenso, muitas vezes se questionando a respeito da sua própria sanidade. Seria eu louco por amar demais?”

9 – Típico de Nós

“Definitivamente uma das minhas preferidas. Típico de Nós trás o momento mais lindo da relação, quando ela se torna o centro do nosso universo, sabe? Ficamos tão imersos que o mundo exterior se torna irrelevante. O amor verdadeiro está ali na na intimidade e na peculiaridade de cada coisa que vivemos juntos”.

10 – Tanto Faz

“Tanto Faz” mergulha nas profundezas da decepção de um amor não correspondido. A música é um questionamento sincero se todos os esforços investidos em um relacionamento foram em vão.
Será que eu tô sentindo demais? Será que meu jeito de amar tá errado?”.

11 – Não amo mais você  (também com versos assinados por Ana Gabriela)

“Não amo mais você” é a faixa que finaliza o álbum e também o fim da relação. É difícil admitir mas acabou. A música encapsula a dor da separação e a coragem necessária para aceitar e comunicar essa verdade. A luta interna para admitir o fim”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS