Conexão Magazine

6 de janeiro de 2025

Capa Digital | Giana | Ed. 45

Redação CM

Redação CM

6 de dezembro de 2024

A nova promessa do pop nacional

Aos 24 anos, Giana Margraf Althaus, conhecida artisticamente como Giana, surge como uma das artistas mais promissoras do cenário musical brasileiro. Cantora, compositora, multi-instrumentista e influenciadora com quase 5 milhões de seguidores nas redes sociais, Giana combina talento, carisma e autenticidade em uma trajetória marcada por conquistas.

Natural de Ponta Grossa, no Paraná, Giana começou cedo: aos 8 anos, trocou o tênis de mesa pela música, incentivada pelos pais. Essa mudança abriu caminho para o desenvolvimento de suas habilidades como autodidata, aprendendo instrumentos como violão, bateria, piano e baixo. Desde então, seu amor pela música só cresceu.

A visibilidade da artista disparou em 2020, quando um vídeo no TikTok viralizou. Esse momento foi decisivo para a construção de sua base de fãs e para atrair o olhar de grandes nomes da música e marcas renomadas. Em 2022, Giana subiu ao palco do Rock in Rio, participou do Festival de Cannes e marcou presença em outros eventos de prestígio. Seu talento chamou a atenção até mesmo de ícones internacionais como Billie Eilish e Teddy Swims.

Este ano, Giana consolidou sua presença no cenário musical com ações de destaque no Rock in Rio em parceria com grandes marcas. Ela também lançou dois singles que refletem sua nova fase artística: “Me Deixa Viver” e “fevereiro, 2023.”.

Em entrevista ao Conexão Magazine, Giana compartilhou detalhes de sua jornada, desafios e inspirações.

Giana, você começou sua jornada artística muito jovem, aos 8 anos. Como foi essa transição do tênis de mesa para a música e o que te motivou a mudar completamente de direção? 

“Tomei essa decisão sem nem imaginar que a música seria mesmo minha paixão. Meus pais tiveram papel fundamental nessa troca tão cedo. Eles observaram que eu não estava tão feliz treinando o esporte todos os dias tão nova. Assim, me perguntaram se era aquilo que eu gostaria de continuar fazendo. Respondi que não, que queria fazer outras coisas, dentre elas, aprender a tocar violão.”

Seu sucesso nas redes sociais começou em 2020 com um vídeo viral no TikTok. Como você percebe o impacto das plataformas digitais na sua carreira e no cenário musical atual?

“Entendo que tive que acompanhar o que estava acontecendo no momento. Quando comecei a gravar meus vídeos, prestei atenção nas músicas mais ouvidas do momento e no tipo de conteúdo que as pessoas estavam recebendo bem. Isso foi peça chave para poder viralizar e começar a ter mais visibilidade. Hoje, é imprescindível trabalhar junto com as redes sociais. Tem quem ame e quem odeie (risos).”

Grandes nomes como Billie Eilish e Teddy Swims reconheceram seu talento nas redes sociais. Qual foi a sua reação ao receber esse reconhecimento internacional?

“Eu chorei mesmo (risos). A Billie de fato é minha maior inspiração hoje, e saber que ela me viu cantando e ainda republicou, eu fiquei muito feliz mesmo. Ter o reconhecimento de quem você mais admira é muito gratificante.”

Seu single “Me Deixa Viver” marcou uma nova fase da sua carreira e foi muito elogiado. O que o público pode esperar das suas próximas músicas?

“Nas minhas músicas sempre vou fazer questão de trazer muita verdade. Construir elas com tudo o que mais gosto e mais tem dentro de mim. A musicalidade, a emoção e a verdade.”

Na faixa “fevereiro, 2023.”, você explora a complexidade de emoções em um relacionamento. Como as suas vivências pessoais influenciaram nas suas composições?

“Como eu falei, sempre gosto de trazer muita verdade no que eu canto. Poder cantar as músicas com esse grito dentro do peito deixa tudo mais real. Então, pode saber que tudo que eu canto sempre vai ter um fundinho de verdade (risos).”

Sua trajetória combina determinação, talento e originalidade. Qual mensagem você gostaria de passar para outros jovens artistas que sonham em seguir na música? 

“No começo, creio que todo mundo fica com muito medo de nada dar certo. Mas como eu digo, se você não sonhar, ninguém vai sonhar por você. Tudo que aconteceu na minha vida até agora foi porque eu me permiti sonhar. Sonhar é bom. E nunca é demais.”

Com determinação e autenticidade, Giana se prepara para novos lançamentos que prometem conquistar ainda mais fãs. Sua mensagem de coragem e sonho está presente tanto em suas músicas quanto em sua trajetória, fazendo com que a artista seja uma das vozes mais autênticas e promissoras do pop nacional. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

MAIS LIDOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS