Produção, que já está disponível no YouTube, reúne novos depoimentos e amplia o registro histórico de um dos episódios mais controversos da ufologia brasileira.
Às vésperas de completar 30 anos, o Caso Varginha volta ao centro das atenções com Moment of Contact: New Revelations of Alien Encounters, novo documentário do cineasta norte-americano James Fox. A produção é uma versão expandida do filme lançado em 2022 e reúne entrevistas inéditas e novos relatos ligados ao episódio ocorrido em 20 de janeiro de 1996, data que marca o início da repercussão do caso no sul de Minas Gerais. Conhecido por suas investigações sobre fenômenos entre UFOs/UAPs, como o sucesso global The Phenomenon, Fox retorna a Varginha para aprofundar um dos episódios mais controversos da ufologia mundial.
O novo filme foi lançado mundialmente em 22 de dezembro de 2025. Nos Estados Unidos, já está disponível nas plataformas Amazon Prime Video e Apple TV. No Brasil e em diversos outros países, o documentário pode ser comprado ou alugado pelo YouTube.
A versão ampliada funciona como um complemento ao longa lançado em 2022. “O primeiro Moment of Contact apresenta uma investigação profunda sobre o Caso Varginha, reunindo depoimentos, evidências e análises coletadas ao longo de mais de dez anos. Já New Revelations of Alien Encounters é uma produção complementar, que inclui novas entrevistas, informações inéditas e revelações adicionais que surgiram após o lançamento do filme original”, explica o produtor Marco Aurélio Leal, que acompanha o projeto desde o início das pesquisas no Brasil.
Investigação de mais de uma década
O envolvimento de James Fox com o Caso Varginha começou ainda no início dos anos 2011, após uma visita ao Brasil para uma palestra sobre seus trabalhos. Durante essa viagem, Fox dialogou com diversos pesquisadores e manteve contato com pesquisadores brasileiros para aprofundar seus conhecimentos sobre o caso, o que despertou seu interesse em investigar o fenômeno, explica Leal.
Em 2012, o cineasta retornou ao país para gravar um episódio da série Chasing UFOs, exibida pelo National Geographic. No ano seguinte, iniciou um novo projeto que se estenderia por dez anos de investigações, em parceria com Leal, culminando no documentário lançado em 2022.
Relatos médicos e novas entrevistas
Um dos pontos centrais da nova versão é o depoimento do neurocirurgião Ítalo Venturelli, então ligado ao Hospital Regional de Varginha, que afirma ter tido contato direto com um ser não humano após o episódio. O filme também reúne relatos de outros profissionais da saúde, autoridades e testemunhas civis.
Segundo o produtor, o trabalho de apuração envolveu sucessivas viagens à cidade mineira. “Foram mais de dez anos de investigações, com inúmeras viagens a Varginha para localizar testemunhas e descobrir novos fatos. Ao longo desse período, surgiram muitas testemunhas e informações inéditas que ajudam a esclarecer detalhes do caso”, afirma Leal.
O documentário também reúne falas de patologistas forenses, médicos e outros profissionais de saúde que, de acordo com a narrativa apresentada, estiveram envolvidos nos atendimentos relacionados ao caso.
Além da área médica, Moment of Contact recupera entrevistas com ex-integrantes das forças de segurança da região, como o ex-chefe de polícia Pedro Luiz Aguiar, pesquisadores que acompanham o caso há décadas como Marco Antônio Petit e Carlos Alberto Machado, o físico Eric Davis e diversas testemunhas civis. O filme também contextualiza por que o episódio passou a ser chamado de “Roswell brasileiro”, em referência ao famoso incidente ocorrido nos Estados Unidos em 1947.
Os 30 anos do Caso Varginha
Entre pesquisadores e entusiastas da ufologia, o Caso Varginha é frequentemente citado como um dos episódios mais duradouros e controversos já registrados no Brasil, tanto pela quantidade de testemunhas quanto pelo impacto cultural que gerou. Três décadas depois, a cidade segue associada ao episódio, que permanece vivo no imaginário popular.
Em 2023, James Fox voltou a atrair atenção internacional ao anunciar uma recompensa de US$ 200 mil para quem apresentar uma foto ou vídeo original da criatura que teria sido vista em Varginha em janeiro de 1996. A proposta foi divulgada em entrevistas e redes sociais com o objetivo de obter provas definitivas sobre um dos casos mais intrigantes da ufologia. “Até agora, nenhuma evidência foi apresentada publicamente, mas a iniciativa reforça a seriedade da busca por respostas “, diz o produtor.
Para os envolvidos no projeto, a marca dos 30 anos pode abrir espaço para novas revelações. Com o passar do tempo, segundo o produtor, as pessoas envolvidas nos acontecimentos tendem a se sentir mais encorajadas a revelar o que sabem. “Costumamos dizer que conhecemos apenas cerca de 45% de tudo o que realmente aconteceu em Varginha”, afirma Leal.
“Esperamos também algum nível de transparência por parte do governo americano, que teve participação no acobertamento militar do nosso país. Infelizmente, aqui no Brasil é extremamente difícil conseguir a liberação de documentos oficiais relacionados ao Caso Varginha.” Segundo ele, o primeiro documentário já funcionou como um estímulo para que novas testemunhas viessem a público, um movimento que a equipe espera que continue.
Assista Moment of Contact: New Revelations of Alien Encounters em:









































