A morte, acontecimento recorrente na pandemia, inspirou o duo Fish Ventura na canção “Severina Califórnia”, seu novo single. No entanto, apesar do assunto parecer pesado, a letra traz o contrário: a leveza, e um lado mais bonito a respeito, ao colocar o personagem em uma posição de lembranças e gratidão pela vida que viveu.
“Esta letra foi criada durante a pandemia, na qual convivemos tão perto de um assunto tão sensível que é esse, então tentamos trazer ela como uma passagem, como algo belo, que não temos como escapar, algo esperado, e que se certa forma está sempre muito próximo.”, explica Robson Black, que encabeça o projeto ao lado de Lucas Turski.
Musicalmente, “Severina Califórnia” é um reggae rock, que flerta com várias influências da música brasileira, e incorpora o eletrônico, já que a produção musical é assinada pelo renomado músico Dj Chernobyl, que já vem, há algum tempo, colaborando com as músicas do Fish Ventura.
O arranjo revela, pela segunda vez, a viola caipira, algo inusitado, se tratando de reggae e rock. Contudo, segundo eles, a ideia é justamente para fortalecer a brasilidade da música, que também é acompanhada pelo trompete, trombone, bateria, guitarra e baixo.
O lançamento é independente, o 16º da carreira, e marca a entrada da baterista Dani Citadin e Gabi Mafra no projeto. “Severina Califórnia” já está disponível em todas as plataformas de streaming, e na versão ao vivo, lançada originalmente em maio deste ano.
SOBRE O DUO
O Fish Ventura é um duo encabeçado por Lucas Turski e Robson Black, surgiu em 2014, na cidade de Erechim-RS, e atualmente é um projeto que atua em Florianópolis-SC.
Sua sonoridade é baseada no reggae fusion, e sem limites e preconceitos nas experimentações, porém, bastante focada nos ritmos de origem negra. Em suas letras, eles reverberam assuntos voltados para o ocultismo, liberdade, poder pessoal, amor, entre outros.
SOBRE DJ CHERNOBYL
Fredi Chernobyl é guitarrista, compositor, produtor, baixista, beatmaker e DJ. É fundador da banda Comunidade Nin-Jitsu, na qual acumula dez discos, e apresentações com grupos como Red Hot Chili Peppers e Foo Fighters.
Além disso, trabalhou com o produtor americano Diplo, em dois discos do Bonde do Role, e emplacou sua música “Marina do Bairro” como trilha do filme “Project X”, junto com Steve Aoki e Yeah Yeah Yes.
Com seus remix, venceu um concurso mundial do gênero, em uma faixa de Yoko Ono. Recentemente, trabalhou com Anitta, Tropkillaz, Snoop Dogg, Keila e Pablo Vittar. Chernobyl também foi contratado por vários selos internacionais, e tocou em festivais no Japão e em países da Europa, como Alemanha, França, Irlanda, Suécia, entre outros.