Conexão Magazine

Da Cruz lança o álbum de Urban Afro-Brazilian Music “Som Sistema”

Redação CM

Redação CM

23 de janeiro de 2026

Créditos: Ane Hebeisen

A banda da afro-brasileira Mariana Da Cruz, que mora em Berna, está criando um novo gênero no mundo da música. Da Cruz explora suas raízes africanas e brasileiras de forma musical no novo álbum “Som Sistema”. Mas ela não faz isso voltando às tradições musicais, e sim com base nos mais recentes desenvolvimentos da música negra moderna. O trabalho com onze faixas já está disponível nas plataformas digitais. 

O espectro vai do Amapiano sul-africano ao Baile Funk brasileiro, passando pelo Shatta caribenho e vários estilos de nova música africana de boate. Há traços do Kuduro angolano ou do Trap brasileiro. A partir desses elementos, Da Cruzcriou uma música brasileira autônoma e contemporânea, com caráter de canção e mensagem marcante.

Tematicamente, este álbum trata dos efeitos de longo prazo do colonialismo, das atuais mudanças sociais, da apropriação de terras dos povos indígenas no Brasil ou simplesmente do amor e da redenção em tempos tensos. Resumindo: a banda faz música club negra contemporânea que não exige que você desligue o cérebro.

Desde o ano passado, Da Cruz está chamando a atenção para esse trabalho com os singles: “Chata”, “Uma Hora Mais”, “Rolexxx”, “Tudo Bem Mais Complicado” e “Nosso País”. As faixas ganharam repercussão e estão sendo tocadas em grandes rádios pelo mundo (KEXP, KCRW, Radio France International e muitas outras). 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS