Lucas Firmino nasceu no berço da música sertaneja, na cidade de Goiás. Aos 6 anos de idade, começou a tocar violão e desde então, seguiu investindo na música. Formado em Engenharia Agronômica, ele divide sua rotina entre as duas paixões – música e agronegócio, já que também cresceu no campo e tomou gosto pelo agro quando ainda era criança.
“Como é algo que faço desde pequeno, foi meio que natural, sabe? Aprendi a encaixar as duas funções no meu dia a dia e deu super certo. Hoje, a música me exige muito mais tempo que antes, porque, graças a Deus, as oportunidades vêm aumentando cada vez mais”, comenta.
Em entrevista ao Conexão Magazine, Firmino divide conosco toda sua história na música sertaneja e no agro e deixa uma mensagem especial para os leitores. Quer saber mais?
Leia nosso bate-papo com Lucas Firmino:
Você vive com a música sertaneja desde criança e cresceu no campo. Qual a influência disso na sua vida?
Desde cedo aprendi com meu pai e meu avô a cuidar e valorizar o campo e tudo o que ele nos proporciona. Paralelo a isso, a música sempre me acompanhou. Lembro que desde cedo, gostava de escutar os modões raiz e não conseguia imaginar meu futuro sem a música. Conforme os anos foram passando, esse desejo de cantar aumentou, mas não queria largar as plantações de jeito nenhum, então decidi estudar engenharia agronômica e me desafiar a dividir meu coração entre a música e o campo. E tem dado certo, graças a Deus. Hoje, com muito orgulho, sou engenheiro agrônomo e cantor sertanejo.
E como funciona sua rotina? Como divide seu tempo para o agronegócio e o agronejo?
Como é algo que faço desde pequeno, foi meio que natural, sabe? Aprendi a encaixar as duas funções no meu dia a dia e deu super certo. Hoje, a música me exige muito mais tempo que antes, porque, graças a Deus, as oportunidades vêm aumentando cada vez mais. Então minha família me dá muito apoio na parte do agro, no sentido de cuidar e controlar as questões que envolvem as plantações e claro, me apoiam demais na música. Num geral, as duas coisas estão bem distribuídas na rotina e crescendo a cada dia.
E no quesito de inspirações, quem inspira você no dia a dia?
Como bom admirador da moda raiz, Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Cristiano Araújo são os que mais me inspiram. Eles provam que é possível fazer sertanejo com qualidade, humildade e muito amor. E é exatamente isso que trago para a minha música.
Falando sobre os fãs, como é sua relação com eles? Você costuma acompanhá-los pelas redes?
Meus fãs são os melhores! Eles são a base de tudo, né? Levo eles no meu coração e tento sempre estar ali presente, nem que seja por algumas horinhas por dia. Eles não desistem de nós e são os que nos impulsionam a continuar. Sou grato demais por cada um!
Vamos falar um pouco sobre seu DVD “Rolê do Bruto”. O projeto é uma linda homenagem à moda raiz. Comente brevemente sobre esse projeto e como foi a escolha das músicas.
Esse projeto, que orgulhosamente está parcialmente disponível nas plataformas, foi elaborado na época da Pandemia, quando senti a necessidade de resgatar as origens da música sertaneja. Me juntei com alguns amigos compositores e escrevemos as letras, que depois resultaram nas canções que fazem parte do DVD. A ideia era justamente trazer alegria e boas energias através das músicas.
E o que podemos esperar de Lucas Firmino para os próximos meses?
Muita música, claro! Em breve, novas músicas vão estar disponíveis nas plataformas e se Deus quiser, mais e mais shows vão acontecer pelo Brasil.
Em breve você vai lançar uma música com a Ana Castela. Como está o coração? E como foi gravar com ela?
Ah, eu estou super ansioso! A Ana é um dos principais nomes do Agronejo nos dias de hoje e uma pessoa muito especial, carismática… essa música vem chegando pra agitar as pistas do país. Fiquem ligados!
Para finalizar, qual mensagem gostaria de deixar para os seguidores e leitores do Conexão Magazine?
Galera que acompanha o Conexão Magazine, obrigado pelo carinho! Espero que vocês tenham curtido o papo. Convido cada um de vocês a conhecer meu trabalho, feito com muito carinho e humildade. Um beijo pra todo mundo!
Siga Lucas Firmino nas redes sociais: