THALERG é um compositor nascido em Lyon (França) no final dos anos 60 e apaixonado pela música desde cedo. Nos ouvidos dele? Muita música clássica, mas também pop inglês, desde The Cure até U2, passando por Depeche Mode, Radio Head, David Bowie, The Beatles, The Queen ou, ainda mais tarde, música americana da Motown.
THALERG começou a tocar piano clássico aos 9 anos e começou a compor músicas muito cedo. Por volta dos 24 anos, embora contactado por uma gravadora interessada nas suas canções “Jetable” («Descartável») e “No Noces” (No wedding), tomou a decisão de escolher outro caminho longe da música depois de estudar ciências políticas.
No entanto, ele nunca desiste da música e continua a compor canções.
Quando canta em francês, inspira-se nos grandes nomes da música francesa: Gainsbourg, Bashung, Polnareff… Seguem-se títulos onde interpreta as suas próprias letras: “Manifs”, “Val-D’isère”, “Time” ou mais recentemente “Péguy Disco”. Às vezes ele recorre a outros letristas: “L’avion” (o avião) ou “Laissez-passer” (o passe), para exemplos. Mas THALERG decidiu, no final da década de 2010, não cantar mais as suas canções (ele não é cantor, mas sim compositor).
Ele se dedica a um novo exercício: continuar sendo o principal membro do projeto THALERG enquanto gravita em torno de colaborações externas.
Thalerg também começa a escrever em inglês e principalmente no início com os ritmos de Mowtown que o fazem vibrar ou composições orquestrais para as quais passa a colaborar com intérpretes de diversos países. O resultado? É neste contexto que concebe o “Projeto Colaborativo Thalerg”.
Em 2022, THALERG retorna com um título mais “Dance” do que nunca: “We Are Them (Dance Version)”. Retomando os códigos clássicos do R’n’B e das vozes femininas dos anos 90, THALERG dá uma guinada descolada com este single!
A condição humana, exorcizando os males da nossa sociedade trazendo um toque de entretenimento através de temas universais, é o credo da THALERG.
No início de 2023, ele lançou uma nova versão de uma homenagem aos créditos do filme James Bond que compôs em 2020: “My James B. (Radio Edit)”. Seu último lançamento foi “In my Mind” em junho de 2023.
O single “Tudo aconteceu tão rápido”
O novo single de Thalerg é apresentado por um talentoso cantor nigeriano.
A ideia para essa música surgiu enquanto ele olhava para um álbum esquecido de fotos antigas de família. Ele olhou para todos esses seres, alguns deles desaparecidos, que ele amava, conhecia há algum tempo ou simplesmente cruzou em sua vida. Mediu com horror todo esse tempo já passado e pensou em todas essas “primeiras vezes” de sua vida.
Foram o olhar puro, o olhar de inocência sobre as pessoas, as paisagens, a primeira nova emoção diante da beleza, do sucesso, do primeiro beijo mas também da primeira traição, da primeira grande tristeza, … E toda a nossa vida, ela mesma , é apenas a primeira vez.
A um nível formal, esta canção tenta contar tudo isto com palavras simples e a repetição de “Tudo aconteceu tão rápido” que, tal como a canção descreve, encarna estas repetições que acabam por embotar as nossas emoções. Thalerg escolheu um estilo de música meio soul e meio pop que lhe pareceu adaptado para expressar esse estado de espírito com uma música rítmica, ao mesmo tempo atual pela forma de cantar e clássica. Mas por sua música que opera uma espécie de síntese entre diferentes estilos para terminar em um tom bem mais rock com grandes guitarras, a música também convida a viajar no tempo.




































