Em pausa dos palcos, após encerrar a temporada espanhola do musical “We Will Rock You”, a artista vive agora o sonho da maternidade na vida real junto do marido, o roqueiro Alirio Netto.
Morando na Espanha há dois anos, a atriz e cantora carioca Livia Dabarian, conhecida de diversos trabalhos nos palcos e na TV, pode dizer que se encontra vivendo uma das fases mais especiais e completas dos seus 35 anos, isso porque, além de ter estrelado uma superprodução madrileña recentemente, ela ainda curte a recente estreia daquele que, certamente, é o maior papel de sua vida: o de mãe.
A novidade chegou na vida da artista de forma planejada, já que se tratava de um desejo antigo compartilhado com o marido, o também cantor e ator Alirio Netto, com quem divide o palco e a vida há sete anos. O que o casal não esperava era que a gravidez se desse em meio a uma rotina agitada de trabalho, quando Livia encarava a reta final da temporada espanhola de “We Will Rock You” e ele uma turnê europeia de três meses junto da banda Queen Extravaganza, único tributo oficial do Queen, produzido pelos originais Roger Taylor e Brian May, e onde assume os vocais.
“Desde que estamos juntos tínhamos vontade de ser pais, mas a carreira sempre foi um impedimento. Eu sou muito agradecida por sempre estar trabalhando, mas isso limitava muito as possibilidades. Até que decidimos deixar acontecer quando tivesse que acontecer e confiamos que as coisas dariam certo – e não poderiam estar dando mais certo!”, celebra ela, que soube do resultado da gravidez junto do amado, momentos antes de subirem ao palco em um show do casal.
Contando com o suporte da mãe, que não hesitou ao aceitar acompanhar a filha e o genro na mudança para o exterior, Livia curtiu os primeiros momentos da gestação que desafiou seu corpo e rotina durante as quase 40 semanas; sem desejos excêntricos e com enjoos frequentes, a atriz acabou perdendo 10 kgs nos três primeiros meses, uma situação considerada comum para o período em algumas mulheres, que, em níveis mais extremos, podem eliminar até 10% do peso pré gravidez.
“Sempre que fazia uma refeição tinha que deixar um espacinho de uns 30/40 minutos para, caso eu precisasse me recuperar de passar mal. Fora que o meu paladar mudou totalmente e eu que antes era super carnívora, me vi comendo só frutas e vegetais. Não conseguia me exercitar porque guardava toda a minha energia para os 6/7 espetáculos que fazia por semana”, lembra ela, que, desde a infância, driblou os efeitos da obesidade.
Em sua fase mais radiante, Livia, que passou algum tempo, antes da gravidez ser anunciada, ouvindo que estava com um brilho diferente, contou os dias para ver o despontar da barriga, que acabou curtindo por menos do tempo do que gostaria, já que a pequena Linda, nascida no último dia 30 de junho, às 14h04, chegou um pouco antes do previsto, pesando 2.475kg e com 45 cm. “É o maior amor que já sentimos na vida!”, define.
A TRAJETÓRIA
Foi ainda na infância que Livia Dabarian teve os primeiros contatos com a Arte. Desinibida e cheia de energia, era o tipo de criança que precisava preencher as horas com atividades extracurriculares para se entreter e dosar o dia. A dança surgiu primeiro, com a dupla função de gastar sua energia e também de auxiliar na saúde, como forma de controlar o sobrepeso. Em seguida vieram as aulas de teatro e canto, apontando os sinais iniciais para o que escolheria como profissão.
As primeiras portas que se abriram – profissionalmente – para a artista foram as do audiovisual, ainda aos 8 anos de idade, quando se tornou vocalista do grupo infantil “Oxigênios”, considerado por ela um divisor de águas já no início da carreira, ao lhe dar a consciência de que o palco era realmente o seu lugar. Foi nele também que teve a oportunidade de emocionar Xuxa, madrinha do grupo, ao cantar “Brilho no Escuro” durante uma apresentação no último programa Xuxa Park, em 1998, antes da apresentadora dar à luz a filha Sasha.
Já aos 10 anos integrou o elenco do programa “Gente Inocente”, comandado pelo apresentador Márcio Garcia, e, desde então, não abandonou mais seus talentos e dotes artísticos. Seguiu carreira nas telas e palcos, experienciou um pouco do cinema, fez algumas participações em novelas, como em “Mulheres Apaixonadas”, mas foi no teatro musical que os passos realmente se firmaram, e prova disso foi a conquista do primeiro lugar no reality “Dançando na Broadway”, exibido pelo Canal Multishow e gravado em Nova York, onde também chegou a integrar o elenco de uma montagem off-broadway de “In The Heights”.
No Brasil, os musicais brindaram Livia com personagens marcantes como Rita Cadillac em “Chacrinha – O Musical” e Mary Matoso em “Vamp – O Musical”, onde também alternou a protagonista Natasha com Claudia Ohana, porém foi soltando a voz em sucessos de Freddie Mercury, na pele de Scaramouche, em “We Will Rock You”, que viu sua vida se transformar ao contracenar com aquele que viria a se apaixonar, se casar e hoje formar sua família. Ainda ao som de Queen, a artista deu início a sua carreira atual internacional, revivendo a produção, anos depois, em palco espanhol, desta vez na pele de Killer Queen.
Conhecida também por sua veia cômica, que já lhe rendeu diversas participações em episódios do “Porta dos Fundos”, a atriz, que diz preferir fazer o público rir ao invés de chorar, revela ainda o desejo de retornar ao audiovisual e estrear no streaming.
“Eu amaria fazer mais TV e filmes e fazer algo em streaming, que ainda não fiz. Eu gosto muito do processo de ensaios dos filmes, porque, de alguma forma, é bem parecido com teatro e te dá bastante tempo para criar. Mas com certeza a TV te obrigada a ficar com o timing de tudo isso mais acelerado, o que é um desafio muito legal também”, finaliza.




































