Conexão Magazine

Projeto Social com aulas de violão, cavaco e percussão para mulheres

Redação CM

Redação CM

15 de junho de 2023

WhatsApp Image 2023-06-15 at 13.58.38

O Coletivo de Mulheres na Roda de Samba de Niterói apresenta a proposta de formação musical, através de oficinas de percussão, violão e cavaquinho, que serão desenvolvidas com periodicidade semanal em parceria com a Coordenadoria de Políticas e de Direitos das Mulheres – CODIM. A proposta da oficina de musica para mulheres implica no fomento da inserção da mulher na música, com especialidade no samba, e inserir a prática musical como processo terapêutico na reconstrução do trabalho social e psicológico desenvolvida na CODIM.

O projeto é idealizado pela empresa CSISTON Produção Integrada, sob coordenação da produtora cultural, jornalista e pesquisadora Camille Siston, e tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, Fundação de Artes de Niterói e Secretaria Municipal das Culturas, através da Lei de incentivo a Cultura de Niterói ISS.

As vagas são distribuídas em três categorias: 1) 40% Alunas da rede municipal de educação; 2) 40% mulheres assistidas pelo CODIM 3) 20% Ampla concorrência.  

As oficinas terão duração de 10 meses e o final do curso será feita a apresentação de todas as integrantes do Coletivo de Mulheres na Roda de Samba, com gravação e veiculação do show no canal do youtube do coletivo. Na transmissão do show on-line conta com intérprete de libras.

DEPOIMENTO DE CAMILLE SISTON, IDEALIZADORA DO PROJETO

            Criar um espaço comum entre mulheres com aulas de musica é o primeiro passo para romper com o preconceito e recriar um novo cenário musical na cidade. Trazemos nesta proposta um  objetivo secundário, que é colocar a musica como tratamento terapêutico para mulheres vítimas de violência doméstica, abusos sexuais, sociais ou psicológicos. Por isso escolhemos a sede da Coordenadoria de Políticas e de Direitos das Mulheres – CODIM, localizada no Centro de Niterói, para somar neste processo de formação. Oferecendo vagas para mulheres que estão em tratamento e utilizando o espaço para realização das oficinas.

COMO SURGIU O PROJETO

O Coletivo de Mulheres na Roda de Samba de Niterói nasceu em 2020 com o objetivo de reunir as mulheres que trabalham com samba em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva da produção musical. Hoje o coletivo contém instrumentistas, cantoras, produtoras, massoterapeuta, fotógrafa e dj, e através deste espaço construído como um elo entre as mulheres, vimos a necessidade de propor uma oficina com viés educacional e profissional, que forme novas instrumentistas dentro do mercado musical da cidade. Através da construção do coletivo, iniciou o processo de troca de saber, de diálogo e debates em torno das necessidades que distanciam a mulher do samba, o que provocou a necessidade de trazer para a cidade de Niterói uma possibilidade de aprendizado desenvolvido integralmente por mulheres, fazendo com que outras mulheres se sintam abraçadas e acolhidas para fazer parte de uma oficina de musicalização que ensina a técnica do instrumento do samba.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS