O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical Renan Ricio lança nesta quinta-feira (11) o single “Preto$ Milionário$”, em parceria com a artista carioca Black Queen. A composição é assinada pelos próprios intérpretes e produzida pela Coliseu Records, produtora em que Renan também é sócio e A&R.
A música chega em todas as plataformas digitais misturando sarcasmo, manifestação e uma grande crítica social para afirmar um lugar que deveria ser natural: pessoas pretas vivendo o sucesso e desfrutando das conquistas que merecem.
Apesar dos negros representarem a maioria da população brasileira, a realidade ainda mostra números desiguais. Dados do IBGE apontam que o 1% mais rico do país é formado majoritariamente por brancos (79%), enquanto apenas 17,4% são negros, um reflexo das barreiras estruturais que vão da desigualdade racial ao acesso limitado a oportunidades. É nesse contexto que Renan Ricio e Black Queen trazem Preto$ Milionário$ como um manifesto sem utopias mas onde tudo pode ser almejado.
“Essa música é um posicionamento. Quero fazer negócios mas sem perder a essência do hip hop. Sem perder a crítica social, a atitude, a autenticidade e se afirmar nesse lugar. Quanto mais pessoas pretas surgirem com uma ideia de que é possível enriquecer de forma correta e puxando outras, formando um próprio mercado, formando alianças entre nós e para nós, fortalecendo nossos próprios negócios e nosso espírito empreendedor, elevando o nível dos nossos negócios, é melhor. Isso faz com que a gente cresça junto e abra portas para gerações futuras”, comenta Renan Ricio.

A faixa, masterizada por Vítor Rêgo e mixada por Ranieri Varon, traz uma batida em trap, com referências do R&B e nuances do WestCoast, alternando as vozes da dupla em um tom exibicionista e irônico de uma conversa entre amigos. “Preto$ Milionário$” traz influências da faixa “RNP” (2019) de Cordae e Anderson Paak, que narra uma conversa descontraída dos dois e na sua produção; e da faixa “Tá Eu e a Nicole” (2024) de Duquesa, flertando com o club e elementos do soul brasileiro.
De forma divertida e debochada, “Preto$ Milionário$” narra a vida de luxo de dois artistas independentes que, depois de muito esforço, conquistam tudo que desejam. Entre versos que falam de Cartier, carros de luxo e um estúdio próprio, a mensagem vai além da ostentação: é sobre pertencimento, sobre ocupar um espaço que lhe é historicamente negado. Com pitadas ácidas e conquistas futuras almejadas, a dupla dispara frases como “a sola já tá branca de tanto pisar em racista” e “eu quero a cara estampada na capa da Forbes”.
Ouça a faixa aqui embaixo:
Dirigido por Cauã Torelli, o videoclipe chega nesta sexta-feira (12) e reforça o clima cinematográfico: gravado em um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do RJ, traz Renan Ricio e Black Queen em looks sociais com uma estética retrô inspirados nos anos 70/80, a bordo de um clássico Mercedes-Benz creme 200D (1968).
O audiovisual mistura elegância e atitude, lembrando produções de gângster movies, com um carisma único dos artistas ao lado de amigos, chegando a estampar a primeira página de um jornal “EXTRA! EXTRA! EXTRA! PRETOS MILIONÁRIOS: o segredo do sucesso”.

Black Queen e Renan Ricio durante as gravações do clipe de “Pretos Milionários”. Créditos: Joana Senna
“Preto$ Milionário$” traz uma provocação: e se o sucesso estrondoso e a vida de luxo também fossem um retrato comum da realidade de pessoas pretas no Brasil? Renan Ricio e Black Queen reforçam, através dessa música, de seus estilos,uma mensagem poderosa de afirmação, mudança e aspiração a um futuro mais próspero.









































