O medo de existir e a necessidade de “soltar as mãos” para sobreviver foi o que inspirou a composição de uma das mais significativas canções de SCALON. Mas foi a possibilidade de resistir e transmitir a mensagem de união que estimulou o artista a lançar, nesta sexta-feira (26), em todos os aplicativos de música, o single “Nós por Nós”. O clipe, que vai ao ar no domingo (28), às 12h, no canal do YouTube do cantor, conta com a participação da jogadora de vôlei Tifanny Abreu, primeira atleta trans a participar de campeonatos nacionais do esporte.
A balada pop com melodias suaves traz sinceridade e emoção à letra que aborda preconceitos e violências sofridas pela comunidade LGBTQIA+. “Sei que muitas pessoas vão se identificar, e isso me traz certa tristeza, mas espero que também se identifiquem com a mensagem final, de que não estamos sozinhos”, afirma SCALON. Além de dar continuidade à trajetória musical do compositor, “Nós Por Nós” também define a luta contra a LGBTQIA+fobia como uma de suas prioridades como artista. “Apesar de ser uma questão atemporal, sempre aparecem alguns casos de homofobia que ganham destaque na mídia trazendo a discussão à tona”, narra.
IMPULSO
Escrita em meio ao período tenso das eleições de 2018, SCALON canalizou os sentimentos de revolta, angústia e medo neste single.
“Algo que me deixou bem revoltado, na época, foi um vídeo, gravado no metrô de São Paulo, mostrando a torcida do Palmeiras cantando em coro ‘ô bicharada, toma cuidado, o Bolsonaro vai matar viado’”, conta.
Mais atualmente, o caso do jogador da Seleção Brasileira de Vôlei Maurício de Souza, demitido do seu clube por postagens homofóbicas nas redes sociais, reforça a pertinência e necessidade de se falar sobre o tema. “Esse caso mexeu muito comigo, porque envolve o vôlei, que é uma das minhas grandes paixões, e a comunidade LGBTQIA+, da qual faço parte. Depois de ser demitido, o jogador ganhou mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, mostrando o quanto nosso país ainda é capaz de apoiar pessoas preconceituosas”, diz o cantor que também é atleta.
PLURALIDADE
Esteticamente, o clipe que acompanha a música não deixa dúvidas: a bandeira do arco-íris marca a diversidade de pessoas presentes na gravação. “Decidi convidar amigos e conhecidos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, que se identificam com a causa. Eles vão dar uma cara para a música, mostrando que nós existimos e que somos muito orgulhosos de quem somos”, compartilha o artista.
De forma muito significativa, “Nós Por Nós” conta ainda com a participação de Tifanny Abreu, primeira mulher trans a disputar uma partida oficial da Superliga de Vôlei brasileira, e atual jogadora do Osasco. “Tifanny é uma grande jogadora que admiro muito, e poder contar com a participação dela no clipe, sabendo de suas histórias e lutas, é uma honra”, afirma. Além da atleta, o ator Claudio Olegário, da novela “Salve-se Quem Puder”, da Globo, e o modelo Eduardo Lacov também marcaram presença no vídeo.
SCALON assina a direção e o roteiro do clipe, que tem a produção audiovisual de Kauê Alvez. Já a canção é produzida por Raul Alaune e Mateus Melo, da 48k Produção Musical.