Passando por Bom Jardim e Cachoeiras de Macacu, o projeto promoveu aulas de percussão para jovens das comunidades, em parceria com o grupo Tambores Urbanos e a Abacaf (Associação dos Blocos de Cabo Frio)
Responsabilidade social e desenvolvimento através da arte já são uma marca registrada por trás do Cabofolia, maior carnaval fora de época do estado do Rio. E para reafirmar esse compromisso, o festival deixou saudades com o “After Social – Cabofolia 2025”, projeto que levou aulas de percussão a quase 400 crianças e adolescentes das comunidades de Bom Jardim e Cachoeiras de Macacu, no interior do estado.
O projeto foi realizado em parceria com o grupo Tambores Urbanos e a Abacaf (Associação dos Blocos de Cabo Frio). Sérgio Ribeiro, CEO da Excess Produções, afirma que esta ação também é uma abertura de portas: “É uma forma de deixar um legado e fomentar novas plateias, dar perspectiva de, no ano seguinte, quem sabe alguns desses jovens estarem tocando no Cabofolia”.
“Sou uma entusiasta de deixar esperança por onde passamos, independente da realidade atual. É desafiador e ao mesmo tempo gratificante entregar, abraçar e dar novas perspectivas a essas pessoas”, conta Tayana dos Santos, fundadora da LEP Produções e curadora do after social como pós-evento.
Para Luccas Bueno, Secretário de Cultura de Cachoeira de Macacu. “Receber o After Social do Cabo Folia foi transformador. A oficina de percussão ministrada pelo Tambores Urbanos proporcionou aos alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiras de Macacu um encontro vibrante com a potência da cultura e da inclusão. A Casa da Arte Wellington Lyra se encheu de ritmos e emoções, enquanto os instrutores, vindos de um projeto social e com diferentes trajetórias de vida, mostravam, na prática, que a arte é um espaço de diversidade, pertencimento e superação. Mais do que um momento de aprendizado e troca, a atividade reafirmou a cultura como um direito essencial, que precisa ser ampliado e garantido para todos”.
Joir Reis, presidente da Abaccaf, também descreve o grupo parceiro como um case de sucesso e exemplo a ser seguido pelos alunos. “A música, assim como a arte em geral, é um grande responsável por várias transformações. E o Tambores Urbanos, escolhido para estar neste after, é uma prova disso. Um grupo periférico, com pessoas especiais e que sem a música, poderiam nem estar mais aqui entre nós”.
O Cabofolia é apresentado pela empresa de energia Enel, Vivo e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização fica a cargo das empresas LEP Produções e M4 Produções, a produção da Excess Produções e tem como cerveja oficial a Amstel.
www.instagram.com/cabofoliaoficial