Neste domingo, 28 de julho, acontecerá a segunda edição da ação “Agir Criança”, idealizada pela artista Alexia Ferreira. A ação acontece no Museu de Arte Contemporânea do Ceará.
A iniciativa da ação nasceu através da participação da artista Alexia Ferreira ao finalizar sua participação no Laboratório de Artes Visuais na Escola Porto Iracema das Artes, onde estudou sobre o projeto.
Durante todo o dia, as crianças terão a oportunidade de contato com diversos tipos de materiais e de formas de arte. Além de Alexia, o artista Blecaute estará fazendo obras ao vivo dentro do museu e falando mais sobre o seu trabalho para as crianças. Isabelle Davis e Luz da Guia estarão fazendo tranças, por ordem de chegada. E não acaba por aí, na Praça Verde do Dragão do Mar terá um jogo de Carimba, em seguida doces serão distribuídos para todos e finalizado o dia, um campeonato de videogame valendo premiação.

Alexia acredita que a arte pode impactar a vida de muitas crianças, principalmente as artes visuais, que sem perceber, estão por todo lado, em desenhos animados, em seus próprios desenhos, tudo é a forma como é apresentado a criança. O dia de atividade não será apenas para crianças, adultos presentes também estão convidados a participar e se divertir com a ação proposta.
A ação também marca o fim da exposição “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade” onde estão reunidos mais de 30 trabalhos de artistas contemporâneos cearenses, entre lambes, colagens, retratos, instalações, pinturas e outros, que tensionam o apagamento de mulheres negras nos processos de lutas e resistências pela liberdade.
Quando pequena, Alexia participava de ações sobre arte, mas aconteciam em momentos pontuais, como o Dia das Crianças. O Agir da Criança retorna memórias como essa ao unir e acolher crianças e até mesmo adultos. “A arte não é só aquilo que se vê dentro do museu.” finaliza Alexia.
Serviço:
Data: 28/07/2024
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC – Rua José Avelino n⁰10 – Centro, Fortaleza,CE
Classificação: LIVRE
Entrada Gratuita
Sobre Alexia Ferreira:
Alexia Ferreira, 24 anos, crescida no bairro Barroso 2, artista plástica, formanda em Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Autodidata, se expressa artisticamente através da colagem e fotografia, utilizando como suportes e ferramentas de comunicação, o lambe-lambe, a performance, projeções, graffiti, captação e edição de vídeos. Para além de artista, desenvolve atividades em arte educação a partir de mediações, palestras, curadoria, cursos de colagem, ilustração, arte-filosofia e poética. A memória é o fio condutor de sua pesquisa, e por isso, olha atentamente o que foi vivido, tendo seu cotidiano como referência de criação dos seus trabalhos. A artista põe em suas obras uma visão que vai muito além de uma negritude antropológica, é possível ver o resgate de uma negritude voltada ao ser ontológico.