Conexão Magazine

Caramelows explora a brasilidade no disco de estreia solo, “Viralata”

Redação CM

Redação CM

15 de novembro de 2022

Untitled (15)

O caldeirão sonoro dos Caramelows está de volta com primeiro álbum, “Viralata”. O disco tem grande fio condutor nas conexões periféricas, ao colocar mais um tijolo na grande espiral histórica antropofágica que constitui a cultura latinoamericana. O símbolo dessa busca é o vira-lata caramelo, que faz parte da rotina brasileira como um sinônimo ao mesmo tempo do marginal e do carismático. O álbum de estreia dos Caramelows conta com participações de artistas como André Abujamra, Francisco El Hombre, Joyce Alane e Jota Pê.

Fruto da estrada, “Viralata” foi gestado parte nos palcos pelo mundo, com uma parte sendo realizada virtualmente no momento em que os músicos estavam isolados. Mas o trabalho ganhou corpo após a reabertura do mundo analógico, quando as conexões com os vários parceiros que compõem esse disco passaram a integrar a obra. O Caramelows é conhecido pela sua capacidade de colaborar com outros artistas e cuja discografia ao lado da cantora Liniker já inclui dois álbuns.

Sobre o grupo:

A banda de world music do interior de São Paulo mistura música instrumental, assim como outra faceta recheada de canções, algumas mais soul, outras experimentais. Os Caramelows têm em sua discografia o EP “Cru” (2015) e os discos “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019) como Liniker e os Caramelows – este último, indicado ao Grammy Latino – além dos singles “Siente El Calor”, com a espanhola Indee; “Pote de Cores”, com a moçambicana Selma Uamusse; “Sozinho”, com o baiano Edoux;  e 2 EPs como Caramelows.

O grupo conta com Péricles Zuanon (bateria), Eder Araújo (sax e flauta), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo) e Wiliam Zaharanszki (guitarra). A produção musical é do próprio Rafael Barone, com todos os demais Caramelows assinando como co-produtores.

Com capa do premiado quadrinista, cantor e compositor Camilo Solano, “Viralata” já está disponível para streaming via Dorsal Musik.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS