Conexão Magazine

“Corpos Fatigados”: Documentário reflete sobre os desafios de ser um artista independente “Como encaramos a exaustão?”

Redação CM

Redação CM

26 de junho de 2024

Créditos: Bea Domingos

Documentário estreia dia 1° de Julho no Youtube

Os obstáculos enfrentados pelos artistas independentes são assunto do documentário “Corpos Fatigados”, gravado na cidade de Nilópolis, Baixada Fluminense, o filme traz questionamentos, performances e entrevistas com artistas da cidade, abordando saúde mental, falta de visibilidade e exaustão emocional e física enfrentada por quem busca produzir arte na periferia.

” O objetivo é instigar o público a repensar como encaramos a exaustão corporal e buscar um equilíbrio mais saudável em nossas vidas. Em um contexto onde a pressão do tempo e os desafios cotidianos afetam diretamente nossos corpos, esse documentário mergulha na realidade de artistas de Nilópolis pra discutir essas questões” conta Samara Mendes, diretora do projeto.

Samara fala sobre a inspiração para o curta e como temas importantes para a Baixada Fluminense atravessam a produção artística independente

“Através das entrevistas, abordamos os obstáculos enfrentados no território, desde questões como a falta de estrutura para o trabalho, criminalidade, dificuldade de locomoção e superlotação dos transportes públicos, além dos problemas estruturais e sociais. A inspiração para este curta é a minha vivência artista e de outros que estão ao meu redor, é a realidade da Baixada Fluminense”, finaliza.

“Corpos Fatigados” tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, política pública de apoio ao audiovisual brasileiro e independente. Roteiro e direção de Samara Mendes, produção da Onã Cultural, e no elenco as artistas Bells, Aryelle, Shayana Baptista, Juliana Cordeiro, Adriana Ferreira e Samara Mendes.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS