Conexão Magazine

Destaques da Groover: Joel Timoner, Jeristotle, Gia Levé e muito mais

Redação CM

Redação CM

1 de abril de 2024

Destaques | Groover

Você que adora conhecer um som novo, se prepare para conferir nomes nacionais e internacionais que estão surgindo no universo da música, ou que já estão há anos realizando um trabalho incrível e merecem muito mais reconhecimento. 

Vejam alguns destaques que selecionamos para vocês!

Joel Timoner

Joel Timoner é um cantor e compositor que atualmente toca um estranho violão mágico chamado sazouki, um bandolim gigante inventado por um luthier na França. Joel nasceu no Brasil e vive na França. O groove e as harmonias de seu país natal estão sempre presentes em sua música. Joel gravou dois discos no Brasil produzidos por Swami Jr. que entre outras coisas foi diretor musical do Buena Vista Social Club.

Joel escreve músicas com diferentes atmosferas – bossa nova suave, samba enérgico, música folk introspectiva, hip-hop tribal, rock latino clássico e assim por diante. Algumas coisas, porém, permeiam seu trabalho: Sinceridade, qualidade musical e boas vibrações! Ele lança a nova faixa “Noite Sem Fim”, ouça:

Joel Timoner – “Somos Nós”

Charlie Dégaine

O EP de Charlie Dégaine, Éclora, será lançado em todas as plataformas no dia 22 de março. Éclora é uma jornada pontuada por percussão e ritmos hipnóticos, flautas arejadas e acordeão com sabor de tango. A leveza das melodias sustenta uma escrita crua liberando a fala e engatilhando a cura. As línguas francesa e brasileira se entrelaçam para contar a revolta diante do conformismo e a necessidade de se perder para se encontrar.

Charlie Dégaine é uma figura andrógina, que encontra no Drag King um escape diante das injunções e os códigos clivantes mantidos pela sociedade. Elu escreve e compõe Éclora na sua transição do Brasil para França. O EP foi depois gravado e pós-produzido entre Recife e Paris.

gekup

O segundo single de 2024 do gekup, “Loner”, é completamente diferente de tudo que ele já lançou antes. É uma peça de arte significativa, retratando a sensação de usar uma máscara em volta das pessoas que afirmam te amar. gekup diz que a maior motivação para escrever essa música foi tirar um sentimento do peito; um sentimento de não se encaixar entre as pessoas que ele sabe que deveria se encaixar. “Loner” é destinado a atrair pessoas que estiveram em situações semelhantes.

“Eu sinto que ‘Loner’ é na verdade uma faixa que faz sentir bem. Ela fala sobre uma situação difícil, como muitas das minhas músicas, mas no final, a faixa, na minha opinião, parece ser empoderadora. Tipo, sim, não é ótimo estar cercado por pessoas que fingem gostar e te apoiar, e que você finge gostar e apoiar, mas minha intenção com a faixa era ser algo que alguém pode ouvir nessa situação e se sentir melhor reconhecendo que está. Está tudo bem se sentir como se estivesse no lugar errado, com as pessoas erradas, mas não estar ciente disso nunca permitirá que você cresça. ‘Cerque-se de pessoas que você gostaria de ser como elas’, certo? Espero que a mensagem que as pessoas recebam de ‘Loner’ possa ser única para a experiência de cada ouvinte ao ouvir a música. Eu sei que não é a produção mais louca, nem as passagens mais selvagens ou algo do tipo, mas ainda ressoa emoção, e era isso que eu queria. Deve parecer uma conversa, menos como uma música pop.”

Thomas Charlie Pedersen

O artista surpreende com a nova faixa “Coarse Rasp Of Yore”. Ouça agora o novo e emocionante single!

Palka

Palka é um jovem artista da França e do Panamá. Suas influências fazem parte do lado caribenho, utilizando elementos de reggae para criar uma vibe de fusão mundial. O EP Sonar Music é um caldeirão ensolarado e tropical de sons inspirados na vibe do álbum Clandestino de Manu Chao. Cada faixa do EP é uma referência a uma música de Clandestino de Manu Chao. É uma colaboração entre Nicolas e outros convidados, como Melinda Coelho nos vocais e Gabriel Hardy na guitarra.

Uma gravação próxima ao microfone usando um microfone típico de “transmissão de rádio” foi essencial e confere um estilo considerado na América Latina como “Callejero”, que significa “da rua”. Neste EP, Nicolas fala sobre alguns lugares específicos do Panamá, como Bocas del Toro. A próxima faixa “Pachamama” fala sobre os últimos eventos ocorridos no Panamá: os protestos decorrentes da intenção do governo de abrir uma mina em uma região rica e diversificada do país, causando um grande impacto. “Panamá tem muita cultura para oferecer”: Nicolas frequentemente presta homenagem a este país.

Jeristotle

O luminar do hip-hop Jeristotle mais uma vez ultrapassa os limites da expressão artística com seu último single, “Kintsugi Beauty”, uma exploração cativante da arte japonesa do kintsugi aplicada à experiência humana. Após o profundo sucesso de seu álbum de estreia “The Birth Of An Artist”, Jeristotle continua a cativar o público em todo o mundo com sua narrativa comovente e batidas contagiantes.

“Kintsugi Beauty” serve como uma prova do compromisso inabalável de Jeristóteles com a autenticidade e a introspecção. Inspirada na antiga prática japonesa de reparar cerâmica quebrada com ouro, a canção celebra a beleza inerente encontrada na imperfeição e o poder transformador de abraçar as próprias falhas.

Extra Time

O lançamento novíssimo “Where Is The Light” do projeto de Brendan McNamara, Extra Time, já está marcando gols desde o seu lançamento em 22 de janeiro. O primeiro single de seu segundo álbum, “Songs With Long Titles”, é lindamente apoiado por um clipe de animação criado pelo renomado artista brasileiro baseado em Sydney, Gabriel Gareso. O clipe acaba de ser oficialmente selecionado para o Festival de Cinema Berlin Lift Off, sendo exibido em Berlim, na Alemanha, entre 15 e 25 de fevereiro. “Where Is The Light” fala sobre o ‘Hikikomori’ japonês – uma retirada social severa mais prevalente em jovens adolescentes do sexo masculino, onde eles se isolam em seus quartos por meses a fio. Um conceito altamente relacional na era moderna de hoje e especialmente apropriado dado o trabalho diário de Brendan como criador e diretor de videogames.

Juri

A primavera acaba de chegar, mas a expectativa do verão é evidente. Com seu último single “Springtime Fever”, o Freezeclub já está tocando na época mais ensolarada do ano.

Freezeclub, presença constante no cenário da música eletrônica desde 1989, fez isso de novo: com “Springtime Fever”, o projeto musical lança uma peça musical que se encaixa perfeitamente na estação quente que se aproxima.

GIA LEVÉ

GIA LEVÉ, a encantadora cantora conhecida por seus hinos poderosos e voz alto ressonante, está pronta para lançar seu último single, “Is This It”, em 8 de março de 2024. Após o sucesso de seu álbum “A Phoenix Rises”, lançado em Setembro de 2023, GIA apresenta uma faixa emocionante que explora as profundezas do amor encontradas nos encontros diários.

“Is This It” captura a essência da conexão amorosa com seu pop de sonho, vibração cinematográfica, com a profundidade emocional que lembra Adele e Lana del Rey. As letras autênticas e sinceras de GIA, combinadas com sua voz emotiva, imbuem a música com um profundo senso de compreensão e sabedoria.

NAYSSA

A jovem cantora e compositora norte-americana-brasileira NAYSSA estreia “Blue”. Após o sucesso do envolvente Dance Video “What ‘s The Matter” no YouTube, NAYSSA presenteia os ouvintes com uma cativante canção Pop Rock em inglês, prometendo estabelecer identificação e conexão profunda.

Baque de Groove

dAVID sTRANGE

Eles não o chamam de David Normal. Ele venceu o concurso de guitarra elétrica Jimi Hendrix ainda na adolescência e depois viajou pelo mundo tocando em diferentes bandas até conhecer Charlotte Kemp Muhl em Nova York. Ela produziu o EP David Strange e tocou a maioria dos instrumentos nele, exceto guitarra. Pouco depois disso, David estava procurando equipamentos em uma loja de instrumentos usados no Brooklyn, onde se reconectou com o baterista Brian Beck.

Os dois começaram a fazer shows noturnos no mundo da vida noturna do Lower East Side, viajando em um Cadillac 1984 todo branco. Quando a pandemia mudou o mundo, também mudou o mundo de David Strange. O roteiro está fora da janela, não há regras, nem estradas, nem limites. Em vez de fazer shows em locais tradicionais, David está viajando pelo mundo postando músicas no TikTok dele se apresentando na rua, em estacionamentos ou em quartos de hotel vazios. Uma música é como uma alma. Pode habitar e assombrar muitas formas físicas. Ouça com atenção e você poderá encontrar um fantasma dentro de você.

Stéphane Tsapis

Caroline A.Rivas

A cantora e compositora Carolina A.Rivas divulga o novo som “Je suis hypersensible”. Assista agora:

No Good Therapy

Eric Wink

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS