O terceiro dia do Rio2C foi marcado pela diversidade de temas e personalidades que passaram pelos painéis deste que é o maior evento de criatividade da América Latina. Entre os nomes que passaram pela Cidade das Artes (RJ) nesta quinta-feira estão Boni e Boninho, Lulu Santos, Xande de Pilares, Marjorie Estiano, Emilio Dantas, Flavia Alessandra, Gaby Amarantos, Felipe Ret, Tiago Iorc, além de representantes nacionais e internacionais da indústria criativa, de setores como audiovisual, esportes, games, tecnologia e educação.
Boni e Boninho apontam para os caminhos do futuro da TV no Brasil
Logo pela manhã, Boni e Boninho – pai e filho que são ícones da televisão brasileira há décadas –
protagonizaram um encontro geracional em que relembraram o passado, debateram o presente e ainda apontaram para os caminhos do futuro da TV no Brasil. Assuntos incontornáveis do atual debate foram refletidos pela dupla, como a revolução do streaming, a mudança dos hábitos do espectador e a criação de conteúdo na era da inteligência artificial.
Boni contou histórias sobre o início da criação da TV Globo e as estratégias responsáveis por levar a emissora a líder de audiência apenas três anos após a fundação, chegando a ter 70% de share (taxa de televisores sintonizados no canal) por décadas. Aos 89 anos, ele segue na ativa, como presidente da TV Vanguarda (afiliada da Globo) e demonstrou absoluta conexão com todas as questões que os novos tempos trouxeram.
‘Há um equívoco de tratar de formas diferentes a TV aberta e o streaming. É um único mundo e esses mundos têm que coexistir’, disse Boni, que foi seguido pelo filho: ‘Estamos saindo da era da multiplataforma e entrando na era das multitelas, você pode complementar um conteúdo unindo as duas coisas’, analisou Boninho, que ainda anunciou um projeto que será exibido simultaneamente na Disney+ e no SBT, conseguindo assim atingir duas faixas de público bem distintas.
SBT e Max apresentam novidades
O SBT, inclusive, apresentou novidades de sua programação e falou sobre o atual momento da emissora em um painel apresentado no StoryVillage, coma presidente da empresa Daniela Beyruti – filha de Silvio Santos – e o jornalista César Filho. O palco recebeu ainda um painel sobre como as novelas ganham força no TikTok por meio do engajamento das comunidades de fãs, e outro sobre a reinvenção do UOL, que discutiu novas formas de distribuição, formatos narrativos e modelos de negócio para fortalecer a relevância do jornalismo.
No GlobalStage, a Max anunciou uma série de projetos que serão lançados em breve, como ‘Praia dos Ossos’, série baseada no podcast homônimo da Rádio Novelo que conta a história de Angela Diniz. Os protagonistas Marjorie Estiano e Emilio Dantas, bem como o diretor Andrucha Waddington, estiveram presentes e falaram do projeto pela primeira vez.
Já Grazi Massafera subiu ao palco para falar de ‘Dona Beja’, próxima novela da Max, que exibiu pela primeira vez um trailer e definiu a data de estreia para o primeiro trimestre de 2026. A série ‘Máscaras de Oxigênio (não) cairão automaticamente’, protagonizada por Johnny Massaro, também teve um teaser exibido no evento.
Lulu Santos e Xande de Pilares: a importância da TV em suas trajetórias
A televisão também foi assunto dos encontros que trouxeram Lulu Santos e Xande de Pilares em duas entrevistas sobre pontos fundamentais de sua trajetória. Enquanto Xande, que se define como noveleiro até hoje, apontou a tv como uma fonte primordial de música em sua infância e adolescência, Lulu contou da repercussão que a participação como jurado do The Voice trouxe para a sua carreira.

Ambos falaram também sobre as inúmeras músicas que já tiveram em trilhas de novelas. Xande lembrou do churrasco que fez para compartilhar com amigos a sua emoção durante o primeiro capítulo de ‘A Dona do Pedaço’, novela cuja abertura era ao som de ‘Tá Escrito’, de sua autoria.
Lulu relembrou um episódio que levou a plateia às gargalhadas, sobre a sua demissão de um cargo administrativo da gravadora Som Livre no dia em que conseguiu convencer o diretor da gravadora a colocar sua música em uma trilha de novela. Após o papo no GlobalStage, Lulu participou do painel especial ‘Por Onde Anda a Sua Cabeça’, de Raoni Carneiro, que logo em seguida conversou com a escritora Talitha Rebouças.
Os caminhos para o Oscar
Em um encontro inédito, o Rio2C recebeu hoje três importantes nomes do cinema internacional: Axel Kuschevatzky, produtor de obras aclamadas como ‘O Segredo dos Seus Olhos’, ‘Relatos Selvagens’ e ‘Argentina, 1985’; Maria Carlota, da VideoFilmes, responsável por produções premiadas como “Ainda Estou Aqui“, “Paulina” e “No Intenso Agora“; e Muriel Cabeza, produtora de sucessos como “O Segredo dos Seus Olhos” e a série “Os Enviados” da Paramount+.
Cosmólogo Mario Novello é destaque no Brainspace
Como já é tradição no Rio2C, o BrainSpace trouxe uma série de discussões envolvendo ciência, saúde, psicologia, memória e comportamento humano. O cosmólogo Mario Novello lançou o livro ‘Do Big Bang ao Universo Infinito’ em uma concorrida palestra que trouxe de maneira didática questões complexas do campo da física para leigos. ‘É muito difícil falar sobre isso tudo sem mostrar uma equação’, disse Novello.
Ele falou sobre a teoria física de que o Big Bang não teria acontecido e ainda refletiu sobre aspectos de ciência, religião e as teorias de origem do universo: ‘Não existe essa contradição entre ciência e religião. Contradição é Fla-Flu. A religião é baseada na fé, a ciência é baseada em observação e estudo. A força que controla o universo é a força gravitacional’, analisou.
O BrainSpace recebeu ainda a neurocientista Virginia Chaves para falar de memória e aprendizagem, além de paineis com Flavio Helder (CEO da BFV), as psicólogas Ediane Ribeiro e Fe Lopes, a fisioterapeuta esportiva Marcela Gomide (para falar sobre redes sociais e autodiagnóstico) e a consultora em neurociência Nathalia Yunes, entre outros.
Moda, arte, ancestralidade e IA movimentam o palco Arts&Crafts
Discussões sobre o morar contemporâneo, colaborações entre moda e entretenimento, criatividade indígena, inteligência artificial e expressões artísticas populares marcaram o dia no palco Arts&Crafts.
Entre os destaques estiveram Luciana Fonseca, Adilbênia Machado e Patricia Quentel, que discutiram os múltiplos sentidos do morar; Eneas Scabello (C&A), Joana Contino, Carlinha e Thereza Chammas, que falaram sobre a reinvenção do varejo de moda junto a games e cinema; além de Vitória Cribb e Lilian Farrish no “Art Talks for Lunch”, Alberto Pitta, Samuel de Sabóia e Regina Casé em painel sobre carnaval e arte afro-brasileira; Indio San, Hanna Inaiáh e Mayara Ferrão, que abordaram o impacto da inteligência artificial na arte; e Renata Tupinambá e Sioduhi, que encerraram o dia falando sobre moda e ancestralidade.
Inteligência artificial, narrativas e inovação marcam os debates nos três palcos de música do Rio2C
Os três palcos dedicados ao segmento da música (Soundbeats I, II e III) reuniram alguns dos principais profissionais da indústria musical em bate-papos que discutiram os rumos do setor, abordando temas como inteligência artificial, acessibilidade, storytelling, exportação, tecnologia e conexões com games, marcas e o mercado latino. Os debates mostraram que, diante das transformações tecnológicas e culturais, a música segue como força motora de inovação, impacto social e articulação entre diferentes segmentos da economia criativa.
Entre os destaques dos três palcos de música estiveram cantores como Filipe Ret, Gaby Amarantos, Wilson Simoninha e Tiago Iorc, além de executivos importantes de grandes empresas do mercado, como Fernanda Rebelo (Warner Chappell), Eduardo Guimarães e Lucas Pereira (Som Livre), Marcel Klemm e Thiago Abreu (Warner Music Brasil), Carol Spiegel (TIM), Dani Pepper (K2L), Daniel Gouw (Riot Games), Sandra Jimenez (YouTube Music LATAM), Lucas Sorgini e Adriana Ramos (Universal Music Publishing) e Cris Falcão (Virgin Music Group).


Tendências e inovação na transmissão e no impacto do esporte
O SportsON abordou temas atuais e estratégicos da indústria esportiva, como a transformação das transmissões em um cenário fragmentado e digital, o impacto do esporte na reconfiguração urbana e nas cidades, além dos desafios da organização de eventos esportivos locais e globais. A programação também destacou a resposta do esporte às mudanças sociais e ambientais, além das histórias inspiradoras de liderança, carreira e legado no esporte.
Entre os palestrantes estiveram Denis Gavazzi (Bandeirantes), George Guilherme (Globo), Mariana De Felippes (YouTube), Felipe Tebet (CazéTV/LiveMode), Elbert Beekman (Heineken), João Victor Martins (STU), Luana Cloper (Confederação Brasileira de Surf), Karine Alves (TV Globo), Erick Castelhero (Fundação Cásper Líbero), Nathália Cavalcanti (CONMEBOL), Aretha Duarte (montanhista e empreendedora), Kahena Kunze (atleta olímpica), Arnaldo Cézar Coelho (ex-árbitro e comentarista) e Sheilla Castro (atleta olímpica).
Inovação, trabalho e educação em foco no palco Future.U
O Future.U trouxe discussões profundas sobre as transformações no trabalho e na educação, destacando temas como diversidade, ancestralidade, cultura organizacional, proteção digital e bem-estar. O debate envolveu especialistas que apontaram caminhos para um futuro mais inclusivo, consciente e conectado.
As mesas trouxeram nomes como Noéle Gomes (Instituto Colmeia), Raquel Virgínia (Nhaí!), Hóttmar Loch (Nohs Somos), Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta), Ben Hur (Globo), Tanci Simões (CESAR School), Gas Oliveira (BlaBlaLab), Pedro Hartung (Alana Foundation), Julia Fernandes, Juliana Cunha (SaferNet Brasil), Alana Rizzo (YouTube), Dan Pinheiro (consultor), Maíra Blasi (Subversiva), Clariza Rosa (Agência SILVA) e Edu Carvalho (UOL/Colabora).
Bem-estar, sustentabilidade e inovação em destaque no Biodom
O palco trouxe uma série de painéis que exploraram práticas integrativas para saúde mental e criatividade, modelos econômicos sustentáveis, transformação cultural em empresas, valorização dos saberes tradicionais, enfrentamento do medo do futuro e engajamento em sustentabilidade via gamificação. Os debates envolveram temas como impacto social, consumo consciente, diversidade, tecnologia e inclusão, conectando inovação e propósito para um futuro mais equilibrado e colaborativo.
Participaram especialistas como Ranuzya Cugnier (Penacho Produções), Andreza Maia (Futuros Possíveis), Beatriz Carneiro (Museu do Amanhã), Olivia Carneiro, Reynaldo Nogueira (Light), Alice Pataxó (Nuhé Assessoria), o ator e apresentador Hugo Bonèmer, Adilbênia Machado (UFRRJ), Wellington Porto, Lud Pimenta, Eduardo Sá (Teach The Future Brasil), Isabelle Christina (UNICEF), Simone Kliass (XRBR), Thais Monsores (DiversiGames), Rodrigo Gianesini (Cidadania4u) e Handemba Mutana (TikTok).
Inovação, tecnologia e futuro em debate no New Frontier
O palco New Frontier reuniu especialistas, empreendedores e líderes para debater temas atuais que envolvem inteligência artificial, saúde mental, sustentabilidade, robótica e o futuro do trabalho. Os debates destacaram os desafios e as oportunidades trazidos pelas transformações tecnológicas e suas implicações sociais e econômicas.
Entre os participantes, estiveram Adriano Carpinetti (MI Montreal Informática SA), Eduardo Freire (FWK Innovation Design), André Franco (Sales AI), Ana Carolina Peuker (Bee Touch), Andre Cruz (Neura), Thais Requito (Reskill Lab), Jade Utsch (Radarfit), Igor Leo Rocha (AfroSaúde), Hugo Godinho (Dialog), Gabriela Rainer (Light Com), Luciano Figueredo (Instituto Totum), Luiz G S De Oliveira (FGV Energia), Lucas Assis (Synkar), Sylvia Hartmann (Remota), Renata Rivetti (Reconnect) e Fabiana Corrêa (Fabiana Corrêa Estratégias de Comunicação).
Marcas em transformação e criatividade no House of Brands
O palco House of Brands reuniu líderes, especialistas e criativos para discutir os desafios e as oportunidades na renovação de produtos icônicos, comunicação omnichannel, o papel da inteligência artificial no marketing, posicionamento ousado de marcas e o impacto dos influenciadores e memes no cenário atual.
Entre os participantes estiveram Marcelo Bronze (Danone Ltda), Claudio Paim (Globo), Vivianne Gonçalves (General Motors), Rafael Fortes (Porta dos Fundos), Natalia Lucki (GSK), Marcelo Cia (Agência TBN), Roberta (Grupo In Press), Camilo Barros (Institute for Tomorrow), Gustavo Bastos (11:21 Simplicidade Criativa), Ricardinho Weitsman (Artplan), Bernardo Leão (Magazine Luiza) e Rafa Lotto (YOUPIX).