Conexão Magazine

Dominando os palcos e salas de aula, Amanda Linhares conquista também o streaming em ‘De Volta Aos 15’, sucesso teen da Netflix

Redação RJ

Redação RJ

9 de setembro de 2024

Créditos: Sérgio Santoian

Professora e mestre em atuação, a atriz deu o primeiro passo no audiovisual na última temporada da série protagonizada por Maísa, ao lado de Larissa Manoela, João Guilherme e grande elenco.

O fenômeno teen “De Volta Aos 15” que conquistou o público desde os livros de Bruna Vieira, acaba de ganhar sua terceira e última temporada, já disponível na Netflix. O elenco veio recheado de novidades e entre elas, Amanda Linhares, paraense de 26 anos que interpreta Rafa, a irreverente e divertida chefona das imperatrizes na república retratada.  Estreando no audiovisual, Amanda está longe de ser inexperiente na arte. Pelo contrário. 

Filha de atriz e mergulhada em teatro desde os 14 anos, aos 26 ela é formada em Teatro e mestre em atuação, além de já ter lecionado, ministrado workshops e dominar os palcos em espetáculos como “Feiurinha: O Conto Desaparecido”, “Lisbela e o Prisioneiro” em versão musical, “Se eu perder esse trem: O Musical” com as músicas de Adoniran Barbosa e mais.

“Uma virginiana raíz”. Segundo a Amanda, Rafa é uma personagem assertiva, irônica, transparente e organizada, ponto que as duas têm em comum. “Rafa é uma pessoa que com certeza todo mundo ama a energia e estar perto. Ela é uma líder e entra como uma novidade para o enredo, alguém que te faz rir e se sentir seguro”.

Ela conta que o ar de novidade foi justamente um dos maiores desafios para compor a personagem. “Ela é bem diferente da galera que já fazia parte da história, precisei entender o tom dela”, e destaca uma cena específica que evidenciou a complexidade:

“Está no quinto episódio. A Rafa assume um papel difícil, é vista até como ‘chata’ e entra num esgotamento. Foi um misto de sentimentos pra personagem: autoridade, solidão, vergonha, confusão; uma parte particularmente importante nesse arco que ela vem construindo ao longo desses episódios”.

Contracenando com ícones da cultura pop como Maísa, João Guilherme, Klara Castanho e mais, Linhares conta que se surpreendeu positivamente com todo o elenco. “Quando você convive com pessoas durante 4 meses direto, você acaba desenvolvendo um respeito e intimidade sem igual. Foi tudo muito interessante, sinto falta.”

E destaca Maisa: “Ela é realmente uma pessoa muito boa, solicita, dedicada. Já adorava o trabalho dela e agora mais ainda! Todos eles me receberam super bem!”

Além do sucesso nas telas, Amanda usa seu espaço para levantar a bandeira da liberdade do corpo, se tornando exemplo e referência para mulheres gordas. “Já passei muito tempo da minha vida achando que eu não merecia as coisas porque sou gorda. Hoje, poder estar sendo vista fazendo meu trabalho para corpos parecidos com o meu, é uma vitória.”

A atriz conta que sofreu preconceito desde a infância, encarou dietas restritivas e violência verbal. “Mas a gordofobia velada na vida adulta é que mais machuca. Já tive um relacionamento de 4 anos em que a pessoa tinha vergonha de mim, por exemplo. Comecei a gostar do meu corpo depois do teatro. Consegui me ver além do corpo, mas também amá-lo fisicamente”.

Nas telas e palcos, Amanda está só começando e revela que muita coisa boa ainda está por vir. Ainda esse semestre, protagonizará um curta de terror e planeja levar uma peça solo para São Paulo. “Quero fazer novelas, viver um novo desafio no cinema, me surpreender no palco. Ser fazedora acima de tudo. Atuar é a única coisa na vida que não me enjoa e não me deixa monótona. Sem isso me sinto um saco”, conclui.

Amanda Linhares nas redes:

https://www.instagram.com/linharesamanda

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS