Conexão Magazine

Dr. Aloísio Vargas explica qual é a atuação do endocrinologista no tratamento do câncer de próstata

Luca

Luca

9 de dezembro de 2022

WhatsApp-Image-2022-12-09-at-09.53.28-Copy.jpeg

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. A doença mata um homem a cada 38 minutos, totalizando a morte de 28,6% da população masculina. Campanhas vêm sendo realizadas para alertar a população sobre a importância de diagnosticar qualquer alteração da próstata e encontrar formas de tratamento mais precoce.

O que poucos sabem é sobre a atuação do endocrinologista em meio a esse tratamento. Por isso, o doutor Aloísio Vargas decidiu mostrar algumas informações de como os profissionais da área são necessários para combater essa doença:

Qual é a importância do endocrinologista na participação da equipe de tratamento do câncer?

“Muitos cânceres têm componente hormonal e por isso o acompanhamento em conjunto com o endocrinologista é fundamental para melhor resposta no tratamento do câncer como um todo. Além disso, o equilíbrio hormonal e metabólico ajudam muito no melhor combate do corpo contra essa doença”.

Durante o tratamento oncológico, ocorre um desequilíbrio hormonal e metabólico do indivíduo com câncer. Qual é o tratamento que o endocrinologista deve realizar nesse caso para tornar a equilibrar o hormônio, uma vez que o papel do médico da área é atuar em doenças hormonais e distúrbios metabólicos?

“É muito frequente o desequilíbrio hormonal em diversos tipos de tratamento, sendo nesse caso, que entra o endocrinologista para fazer os ajustes necessários e diminuir os efeitos colaterais dessas flutuações”.

Por que os hormônios se desregulam nesse momento?

“Por vários motivos, as próprias medicações usadas, radioterapia pode machucar as glândulas que produzem hormônios, alguns tumores também produzem hormônios. São diversos os motivos, sendo fundamental ter um profissional que saiba manejar essas alterações”.

Qual é a associação e importância da atuação do endocrinologista no controle de peso dos pacientes oncológicos durante o tratamento?

“Sabemos hoje que a obesidade está relacionada a pelo menos 13 tipos diferentes de câncer e o controle desse peso ajuda muito na prevenção. Além disso, a pessoa com obesidade é uma pessoa inflamada e isso acaba diminuindo a resposta ao tratamento oncológico, diversos tumores se alimentam de açúcar e controlar esses níveis no sangue é fundamental para um tratamento mais eficaz”.

Como a pessoa pode se prevenir dessa doença?

“Não se esqueça de manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar regularmente atividades físicas e manter o peso ideal. Também não se esqueça, que a partir dos 50 anos, é recomendado buscar anualmente o médico para a realização do exame de toque”.

Conheça mais Doutor Aloísio Vargas: https://instagram.com/dr.aloisiovargas

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS