Conexão Magazine

Dra. Ana Tutia fala sobre o Home Care e a sua importância em cirurgias plásticas pós-operatórias

Luca

Luca

17 de dezembro de 2022

pexels-element-digital-973401

Se você não tratar o seu cabelo de uma forma gentil, ele vai devolver o favor não ficando do jeito que você quer. Isso pode se manifestar de várias formas diferentes, tudo de acordo com os erros que você cometer.

Se você não tratá-lo da forma correta ele pode ficar ressecado e quebradiço ou também muito oleoso. Nenhuma das duas formas são boas, já que trarão prejuízos diferentes para o seu cabelo.

Para muitas, o pior cenário possível é quando o cabelo fica oleoso demais, já que é mais difícil espantar a oleosidade do que hidratar. Quando elas começam a perceber a oleosidade chegando, começam a inventar um milhão de táticas diferentes, que nem sempre dão resultados positivos. 

O cabelo nessas condições é algo científico, portanto, as formas de se tratar um cabelo oleoso são definidas pela ciência, o que é muito bom pois impede que você  faça alguma coisa que pode piorar ainda mais o aspecto e aparência das suas madeixas.

Assim, você sabe que ele precisa de um tratamento, sabe qual tratamento dará o efeito desejado, e então começa a cuidar dele sem a preocupação de estar passando, por exemplo, alguma planta desconhecida nos fios e correndo o risco de piorar tudo. 

Precisamos lembrar que nas mulheres os cabelos crescem mais devagar em comparação aos homens. Então, se você inventar moda na hora de combater a oleosidade e cometer algum erro grave que tenha que cortar os cabelos, fatalmente levará um tempo até que você consiga recuperar as madeixas do jeito que elas eram. 

Pensando nisso, estamos aqui para ajudar você. Então, daremos as melhores dicas para solucionar o problema dos cabelos oleosos, sem drama, sem fórmula mágica e sem plantas exóticas. 

Cuidado com a temperatura da água durante o banho

Homens vão sofrer um pouco menos com essa questão, pois sabemos que são as mulheres que gostam de tomar banho naquela água quentinha e relaxante.

Um banho quente tem muitas propriedades positivas para uma pessoa, mas não para o seu cabelo. Quando exposto a altas temperaturas, o cabelo desenvolve as glândulas sebáceas, que são responsáveis por dar mais oleosidade ao cabelo.  

Devemos lembrar que a oleosidade do cabelo nada mais é que uma proteção natural. Apesar de deixá-lo mais feio, a oleosidade cumpre o seu propósito, e quando o cabelo é exposto a altas temperaturas acaba criando essas glândulas.

Vale lembrar que o mesmo serve para a pele, então, se você não quiser também que a sua pele fique muito oleosa, tente tomar cuidado com a temperatura da água do chuveiro. 

Não lave demais

Muitas pessoas têm o hábito de lavar o cabelo de forma agressiva na intenção de conseguir tirar o óleo acumulado ali, mas como dissemos, o que determina a condição do cabelo é a ciência, e ela tem algo a dizer sobre isso.

Ao retirarmos todo o óleo de uma só vez do cabelo, nosso corpo vai sentir que algo está errado, portanto vai entender que muito mais óleo deverá ser produzido para repor o que foi perdido. Como dissemos, ele é originalmente um meio de defesa do cabelo, então ele vai achar que precisa de mais. Isso é chamado de efeito rebote, onde, ao invés de dar um fim no problema, você estimula o corpo a piorá-lo ainda mais. 

Shampoo seco é seu amigo

Você precisa tirar a oleosidade aos poucos para não ativar o efeito rebote. Lavar o cabelo normalmente no banho já ajuda, mas dependendo do comprimento do seu, lavá-lo todos os dias não é uma opção inteligente. Por esse motivo, o shampoo seco é um ótimo aliado nessa situação, pois ele vai ajudar a combater a oleosidade além de garantir que o seu cabelo tenha uma textura que vai agradar você. 

Lembre-se também de usar produtos que são próprios para cabelo muito oleoso, e jamais deve usar coisas que possam piorar a situação. Existem diversos tipos de produtos para cabelos assim, e são fáceis de serem encontrados em lojas confiáveis como a Bressan Store

Nada de ficar passando a mão a todo momento

Pode ser que você seja do tipo que, ao saber que o cabelo está oleoso, fique passando a mão a todo momento para ver como ele está, e isso é um erro. Toda a oleosidade da sua mão vai para o seu cabelo, e isso piora a situação.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS