A escritora Renata Formoso, em Londres, uniu forças com a editora estadunidense Catavento Books para ajudar a fortalecer o amor pelo Brasil entre as crianças falantes de português no mundo. Resultado disso: o lançamento infantil Nina Vai ao Brasil, junto do primeiro livro da coleção Eu também falo português, já chegou a leitores em mais de 40 países, como Austrália, Nova Zelândia, Japão e Israel.
Nina, a protagonista da história, é brasileira e mora com a família na Inglaterra. Assim que pôde matar a saudade de visitar o Brasil, embarcou com a avó Teresa em uma saga para conhecer cultura, cores e sabores de dez cidades do país. O enredo serve de identificação para muitas famílias expatriadas, como também incentivo para manter o idioma no dia a dia. Já para as crianças daqui, é uma forma de aprenderem mais sobre os costumes das diferentes regiões.
Nina vai ao Brasil foi lançado em Londres no mês de novembro, em evento organizado e idealizado por mães, brasileiras imigrantes, e reuniu cerca de 50 brasileirinhos que vivem na região. O encontro teve oficinas de desenho com a ilustradora Carolina Coroa, contação de história com a autora, comidas típicas brasileiras, e contato com capoeira, frevo e maracatu.