O projeto “Turma do Bola”, desenvolvido pelo relações públicas Guilherme Alf, foi criado para unir pais e filhos, promover a diversidade, a igualdade e claro, unir as duas paixões nacionais: música e futebol.
A animação, que pode ser encontrada no canal do Youtube, vem agradando não só as crianças, mas todos os apaixonados pelo esporte.
Recentemente, “Turma do Bola” também teve uma homenagem especial para o ex-jogador Denilson. Guilherme Alf, conversou com a Conexão Magazine e contou como vem sendo o feedback, o episódio que homenageia Denilson e deu muitos detalhes sobre o que vem por aí! Confira:
Como surgiu o projeto A Turma do Bola?
O projeto surgiu de uma conversa que tive com o SEO do Patati Patatá. Eu fiquei apaixonado pela história e em como eles criaram tudo. Fui embora pensando que tinha desenho de palhaços, animais, várias coisas e não tinha um de futebol. Foi daí que surgiu a ideia. Porque o país do futebol não tem um desenho de futebol? Foi a partir disso que comecei a criar em 2018. Foi um processo de 4 anos entre ter a ideia, desenvolver o projeto e agora em 2022 que consegui lançar.
Conta sobre essa paixão pelo futebol e como uniu esse amor, com desenho e música?
Eu sempre trabalhei com música e futebol e depois que minha filha Nina nasceu, começamos a consumir muito mais. Eu e minha esposa somos apaixonados pelo futebol e a Nina também. E foi muito legal poder juntar tudo e principalmente a parte boa do futebol, pois vejo tanta rivalidade e conseguir levar esse primeiro contato com o futebol para as crianças, através do lúdico, algo só com o melhor do futebol.
A ideia de abordar diversidade no futebol, principalmente do papel da mulher, surgiu pela ausência dessa representatividade e abordagem do assunto?
A ideia de abordar o papel da mulher, sem dúvidas foi à ausência delas no futebol, mas principalmente por entender que esse é o mundo que eu quero ajudar a construir, onde as mulheres possam jogar futebol, onde pretos e brancos estejam em condições de igualdade, um desenho onde crianças negras se identifiquem com os personagens. Estamos evoluindo em várias questões de diversidade, mas ainda precisa ser feito muito. A ideia é normalizar o fato de uma menina jogar futebol, porque é normal, todo mundo pode jogar futebol, independente da raça, cor e gênero.
Fala um pouco sobre os personagens da turma e o que cada um representa na história.
Os personagens são inspirados em estrelas do futebol, homens e mulheres, mas também com atletas amadores, porque queria que as crianças se identificassem, como por exemplo o Gogo Goleiro, ele usa óculos, sabemos que crianças que usam óculos às vezes sofrem bullying, então é interessante ter esse personagem para que elas possam se reconhecer.
Temos a Dedê Defesa, uma menina capitã do time, uma referência, uma inspiração, por ser uma menina preta em um lugar de destaque no time. O Pepedalada é aquele moleque que joga o futebol alegre, do drible, tem uma carinha de marrento, mas um coração enorme. O Bugol, é muito parecido com o Richarlison da seleção brasileira, joga com alegria, faz o gol, dança, é muito brincalhão e tem um jeito descontraído. E a Caca Caneta é a craque do time, inspirada na Marta, ela usa um cachecol inseparável, presente da sua avó e que lhe dá super poderes com a bola.
Cada um dos personagens vai misturando elementos do futebol com elementos da vida.
E conta para nós, como está sendo o feedback desde o lançamento, tanto para as crianças quanto para os pais?
O feedback está muito legal, estou bem impressionado, já passamos de mais de 50 mil visualizações no canal para um projeto que nasceu do zero. Além desses números, o que mais me chama atenção é o feedback das crianças reconhecendo os personagens, falando os nomes e curtindo o desenho.
Vamos falar sobre o lançamento da nova música, conta um pouco sobre essa homenagem ao ex jogador de futebol Denilson.
A homenagem veio porque trabalhei com o Denilson um tempo atrás e conheci o lado pai, filho, família do Denilson e a história dele é de inspiração, com uma carreira incrível e que representa o sonho do brasileiro em ser jogador. Então, quando veio o convite para participar ele topou na hora. Por mais que as crianças não conheçam ele, estão se identificando com a história contada através da música e do desenho.
Confira o episódio:
E vem mais homenagens por aí? Outras estrelas?
Vem mais homenagens por aí sim. Agora em janeiro vamos lançar uma música com a parceria do Michel Teló, trouxemos ele por ser pai e ser um artista que gosta muito de futebol. Mas com certeza vamos ter mais homenagens, tanto para jogadores, quanto para artistas.