Conexão Magazine

Estudantes podem continuar a jornada profissional através do Visto EB-3

Luca

Luca

1 de agosto de 2023

4146-2-Copy

*Kris Lee

É provável que estudantes estrangeiros que estejam prestes a concluir sua educação nos Estados Unidos já estejam pensando nas próximas etapas de suas carreiras. Caso a intenção seja permanecer nos Estados Unidos para prosseguir na carreira, seria ideal explorar a opção de ser patrocinado por uma empresa americana através do visto EB-3.

O visto EB-3 é uma modalidade de imigração baseada em emprego que concede às empresas americanas a possibilidade de contratar trabalhadores estrangeiros para empregos permanentes ou temporários, desde que não haja trabalhadores americanos disponíveis para preencher a vaga. Existem três categorias principais que atendem a esse requisito: trabalhadores qualificados, profissionais com diploma universitário e trabalhadores não qualificados.

Para se qualificar para o visto EB-3, é necessário ter uma oferta de emprego de uma empresa americana disposta a patrociná-lo. Isso implica que a instituição terá que passar pelo processo de certificação trabalhista do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (DOL) para comprovar que não há trabalhadores americanos qualificados disponíveis para preencher a vaga.

Caso a instituição obtenha a certificação trabalhista, ela poderá apresentar uma petição ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) em nome do candidato à vaga. O processo de petição do EB-3 pode levar vários meses para ser concluído, e o tempo de espera pode ser ainda maior se houver um grande volume de petições pendentes. No entanto, se a pessoa estiver disposta a pagar uma taxa adicional, pode optar pelo processo premium, que garante uma resposta do USCIS em até 15 dias úteis.

Após a aprovação da petição EB-3, a próxima etapa é solicitar o visto de imigrante em um consulado americano no país de origem. Se aprovado, o imigrante poderá viajar para os Estados Unidos e começar a trabalhar para a empresa que patrocinou seu visto.

Embora o processo para obter um visto EB-3 possa ser demorado e complicado, pode ser uma opção viável para estudantes estrangeiros que desejam permanecer nos Estados Unidos após a conclusão de seus estudos. Se você está interessado em explorar essa opção, é recomendável contar com a ajuda de um advogado de imigração experiente que possa orientá-lo sobre as melhores práticas e ajudá-lo a navegar pelo processo com mais eficiência.

*Y. Kris Lee é sócia-gerente e advogada americana da LeeToledo PLLC, licenciada nos Estados Unidos, no Distrito de Columbia e no Estado de Nova York. Com mais de 30 anos de prática jurídica, Kris se especializou em aconselhar e representar peticionários perante o USCIS, além de tratar de questões jurídicas de clientes perante outras agências governamentais ou tribunais federais.

Sobre o escritório Lee Toledo Law:

A parceria entre o escritório Youjin Law Group e Toledo e Advogados Associados resultou agora na LeeToledo PLLC. Os principais diferenciais do novo escritório, que soma a experiência de 30 anos da advogada Kris Lee e 18 anos do advogado Daniel Toledo, são a possibilidade de atender o cliente dentro do seu próprio território nacional, seja no Brasil, União Europeia, desde que haja acordo de reciprocidade entre a Ordem dos Advogados de Portugal e a associação de advogados do outro país europeu ou Estados Unidos. O atendimento pode ser realizado em português, inglês, espanhol e coreano. Acesse: https://leetoledolaw.com/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS