Conexão Magazine

Festival Blaxtream de Jazz brasileiro faz sua estreia em Campos do Jordão

Redação CM

Redação CM

25 de agosto de 2024

A música instrumental brasileira é uma expressão artística que merece ser valorizada e apreciada em toda sua riqueza e diversidade, além de representar um importante aspecto da cultura brasileira. Os festivais, por sua vez, desempenham um papel fundamental na formação de público em todo o país, principalmente se acontecem além dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de dar acesso ao público de cidades do interior de SP, uma programação de jazz brasileiro, foi criada a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro. A primeira parada do evento será em Campos do Jordão, nos dias 6, 7 e 8 de setembro. Em dezembro, acontecem duas edições, uma na cidade de São Carlos entre os dias 4 e 7, e depois em Ribeirão Preto, entre os dias 11 e 14.  Na programação, artistas como Jota P, Fi Maróstica e Alê Ribeiro, Carol Panesi, Cléber Almeida, Bruno Migotto, entre outros.

A ideia do festival surgiu em 2021, quando pela primeira vez, a Blaxtream foi contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural) para executar um projeto inovador chamado Jazz Anywhere, e através desse edital, vários músicos gravaram álbuns e vídeos em locais inusitados, fora do estúdio tradicional. Desses registros nasceram obras como “Bem Sacolejado” de Cléber Almeida, “Baile dos Língua Preta” de Jota P e “Alquimia” de Bruno Migotto e ainda serão lançados o álbum do duo Fi Maróstica e Alê Ribeiro, assim como o álbum comemorativo dos 20 anos da orquestra Vintena Brasileira.

Dois anos depois, a Blaxtream conseguiu aprovar no mesmo programa de fomento, um projeto que viabilizava a circulação de shows desses discos, no formato de três mostras em locais que ainda não tinha em suas programações culturais, festivais de jazz. Foi então que se estruturou a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro, com todos os espetáculos gratuitos, permitindo o acesso à cultura. Além disso, essas mostras contribuem para a formação de um público mais diversificado e abrangente, que valoriza a música instrumental e reconhece sua importância na identidade cultural do Brasil. O evento conta com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e os apoios de Casa de Bolos, Tryp by Wyndham, Rivière Studios e Apoema Audiovisual. 

BLAXTREAM é um Selo e Gravadora de Música, que tem como o objetivo principal reunir grandes compositores e intérpretes da música instrumental e jazz, para ampliar o espaço e a difusão do gênero, promovendo o intercâmbio global. O projeto, sem fins lucrativos, consegue se tornar realidade pela união de pessoas e empresas que acreditam nesses mesmos propósitos. Entre os artistas e grupos já lançados pelo selo estão André Marques, Carol Panesi, Salomão Soares, Ludere, Edu Ribeiro, Vinícius Gomes, entre muitos outros.

SERVIÇO

Datas: de 6 a 8 de setembro

Local: Parque Capivari – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari, Campos do Jordão

Espetáculos gratuitos

Programação: 

Dia 06/09 – Jota P – as 20h
Dia 07/09 – Grupo Pó de Café – 11h
Dia 07/09 – Fi Marostica e Alê Ribeiro – 16:00h
Dia 07/09 – Cleber Almeida – 19h
Dia 07/09 – Carol Panesi – 21h
Dia 08/09 – Thiago Monteiro – 11h
Dia 08/09 – Bruno Migotto – 14h

Para conhecer: https://www.mostradejazzblaxtream.com/

SOBRE OS ARTISTAS 

Jota P 

Apresentará show baseado no disco Baile dos Língua Preta, seu quarto disco autoral que mescla ritmos de diferentes cantos do país como o vaneirão, com o carimbó, ou a campeira, o samba-jazz, o frevo, o maracatu, entre outros, sempre com muito improviso.  Saxofonista paulista que já tocou em mais de 20 países. É integrante do lendário Grupo de Hermeto Pascoal e já tocou ao lado de grandes músicos como Airto Moreira, Flora Purim, Arthur Verocai, Nenê, Filó Machado e Thiago Espirito Santo. Com estilo próprio de improvisar, é um dos músicos mais expressivos da sua geração. Seus disco anteriores são “Jota P.” (2015), “Em Ritmo de Mudança” (2015) e “Quaresma” (2022).

Fi Maróstica e Alê Ribeiro 

Alexandre Ribeiro (clarinete, clarone e pedais) e Fi Maróstica (contrabaixo acústico e elétrico) são dois importantes e premiados artistas da cena contemporânea da música instrumental nacional e internacional. São produtores, arranjadores, compositores, professores. Já tocaram e gravaram com artistas como Moacir Santos, Gilberto Gil, Dominguinhos, Sivuca, Ney Matogrosso, Luiz Melodia, Lenine, Elba Ramalho, Antônio Nóbrega, Fabiana Cozza, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, João Donato, Hamilton de Holanda, Guinga, Paulo Moura, Yamandu Costa, Raul de Souza, André Mehmari, Toninho Ferragutti, Proveta, Wanderléa, Elza Soares e muitos outros. 

Grupo Pó de Café

Formado por Bruno Barbosa (baixo), Duda Lazarini (bateria), Marcelo Toledo (sax), Murilo Barbosa (piano), Neto Braz (percussão) e o convidado especial Thiago Carreri, o grupo instrumental apresentará no show, um repertório com músicas de todos os seus discos. Conhecido por uma fusão de jazz afro-brasileiro e a música brasileira, os músicos celebram a diversidade cultural de Ribeirão Preto.

Cléber Almeida

O baterista, zabumbeiro e compositor apresentará repertório do Bem Sacolejado, disco que junta o forró com o jazz. O instrumentista traz referências de grandes mestres, que há muito já faziam esse bailado, como Camarão, Pernambuco do pandeiro, Noca do acordeon e as primeiras obras do mestre Dominguinhos (que também eram instrumentais e com foco no sacolejado). Considerado um dos importantes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros da atualidade, integra grupos como o Trio Curupira, Trio Macaíba, Banda Mantiqueira e Hermeto Pascoal Big Band, além de acompanhar ou já ter acompanhado artistas como Arismar do Espirito Santo, Antônio Nóbrega, Toninho Horta e Toninho Ferragutti. Alaíde Costa, Fabiana Cozza, OSESP, Monarco da Portela, Gaya Wilmer e João Bosco.

Thiago Monteiro

O pianista apresentará repertório de Despretensioso, seu disco de estreia que mistura jazz, música brasileira e elementos experimentais. O álbum apresenta composições originais que oferecem uma experiência sonora fluída e acessível, refletindo a versatilidade do artista. É um convite para uma escuta descomplicada, destacando o talento de Monteiro em sua expressão artística mais pessoal. Thiago Monteiro se dedica há mais de 30 anos à música, principalmente como engenheiro de áudio. É o idealizador do selo e gravadora Blaxtream, responsável pela produção de mais de 25 álbuns autorais de artistas consagrados e emergentes, com duas indicações ao Grammy Latino.

Bruno Migotto Trio 

O contrabaixista apresentará Alquimia, disco autoral que será lançado, que explora timbres e orquestrações inovadoras ao lado de Serginho Machado (bateria e programações eletrônicas) e Felipe Silveira (teclados e sintetizadores) e investiga polirritmias, modulações métricas e improvisação, criando uma fusão de música brasileira, jazz, hip hop e música eletrônica. A proposta é um mergulho profundo em ritmos e sonoridades, em que cada integrante traz suas referências para o palco e para o disco. Compositor e educador, Bruno fez parte de renomadas bandas como a Soundscape Big Band, tocou com artistas de renome internacional, e lançou diversos álbuns, incluindo projetos solos. Também se destacou como educador, lecionando por 10 anos no Conservatório Souza Lima e participando de importantes festivais de música.

Carol Panesi

Com 20 anos de carreira, é vencedora do Prêmio Profissionais da Música – PPM 2019  como Autora e Instrumentista Feminino, vencedora do Prêmio MIMO Instrumental 2018, a multi-instrumentista carioca Carol Panesi tem como formação a música universal difundida por Hermeto Pascoal. Foi integrante, por 13 anos, do Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com quem viajou e se apresentou pelo Brasil e em outros países. Dividiu o palco com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS