Conexão Magazine

Festival de jazz na Amazônia traz grandes artistas nacionais e internacionais

Redação CM

Redação CM

25 de junho de 2024

Um dos maiores festivais de jazz da América Latina, realizado no coração da Amazônia, o Amazonas Green Jazz Festival acontecerá de 21 a 28 de julho, fazendo uma grande homenagem à herança cultural afro-americana na música. O evento realizará 10 shows com artistas do Brasil, Estados Unidos e Porto Rico.

As apresentações serão realizadas no centenário Teatro Amazonas, em Manaus, unindo a diversidade e a união por meio do jazz. Os ingressos já estão à venda, a partir de R$ 10 (meia entrada), na ShopIngressos (https://shopingressos.com.br/).

Com um repertório rico e diversificado, as estrelas vão homenagear a “África em Nós”, trazendo ritmos como salsa, rhythm and blues (R&B), latin jazz, blues e fusion.

As atrações confirmadas incluem a Amazonas Band, que é a anfitriã do festival; o pianista Edsel Gomez com um espetáculo dançante repleto de salsa e estilo latino; o baixista e compositor Michael Pipoquinha (Ceará/Brasil) e grupo, famoso por atuar ao lado das mais notáveis big bands da Europa; a big band da Força Aérea estadunidense, a Airmen of Note Big Band (EUA), comemorando o bicentenário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e EUA; o violão brasileiro de Alessandro Penezzi (São Paulo/Brasil), considerado como um dos grandes virtuoses do instrumento e a Orquestra de Violões do Amazonas, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Terá ainda o pianista, arranjador e compositor, Jovino Santos Neto (EUA), nomeado ao Seattle Jazz Hall of Fame; um dos maiores jazzistas em atividade e vencedor do Grammy, Bill Evans and The Vans Band (EUA); o pianista Hércules Gomes (Espírito Santo/Brasil), laureado com diversos prêmios e homenagens no Brasil e no exterior; além da cantora Márcia Siqueira (Amazonas/Brasil), umas das artistas mais ecléticas da música amazonense.

Segundo Rui Carvalho, diretor artístico do festival e regente titular da Amazonas Band, a programação levará o público a uma verdadeira ‘odisseia musical’ pelas tradições afro-americanas e sua influência na música. 

“Vamos celebrar a importante contribuição e riqueza que a herança cultural africana tem nas Américas, sobretudo na música. Por isso, o tema deste ano é ‘Afluente Atlântico. O festival se sente honrado por ser este espaço de celebração de uma identidade cultural compartilhada, que nos une e fortalece enquanto humanidade”, afirma o regente.

O festival de jazz é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Saiba todos os detalhes no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Confira a programação:

21.07 – Domingo
19h Amazonas Band convida Edsel Gomez (Porto Rico / EUA)
20h30 Michael Pipoquinha e Grupo (Ceará/Brasil)

22.07 – Segunda-Feira
20h Airmen Of Note Big Band (EUA)

24.07 – Quarta-Feira
20h Alessandro Penezzi (São Paulo, Brasil) e Orquestra de Violões do Amazonas (Amazonas, Brasil)

25.07 – Quinta-Feira
20h Amazonas Band convida Jovino Santos Neto (Brasil / EUA)

26.07 – Sexta-Feira
20h Bill Evans and The Vans Band (Eua)

27.07 – Sábado
20h Hércules Gomes Piano Solo (Espírito Santo, Brasil)

21h30 Márcia Siqueira e grupo (Amazonas, Brasil)

28.07 – Domingo
19h Amazonas Band convida Bill Evans (EUA)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS