Especialista explica como artistas, profissionais liberais e pessoas com cargos em empresas podem potencializar seu reconhecimento ao construir uma identidade visual forte e memorável
Seja no mundo artístico ou nos segmentos corporativos, a imagem é uma das ferramentas mais poderosas na busca pelo sucesso profissional. Especialistas apontam que uma imagem adequada pode causar um impacto positivo em potenciais contratantes, público, fãs e clientes, e estabelecer a diferença entre ser lembrado ou esquecido. Não é por acaso que artistas, por exemplo, investem alto no melhoramento do sorriso, em roupas de qualidade e consultorias específicas para ajudar na construção de uma identidade visual impactante e memorável.
![](https://lucamoreira.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-30-at-08.37.31-1-Copy.jpg)
Isso porque aquela premissa de que a primeira impressão é a que fica, é uma verdade que precisa ser respeitada. É no que acredita a personal stylist, consultora de moda e estrategista de carreira, Maris Tavares. “Seja na escolha da roupa, do penteado ou da maquiagem, a mensagem que a imagem transmite é extremamente importante. Por isso, é fundamental transmitir a mensagem certa usando a aparência como ferramenta de trabalho”, pontua a especialista, que hoje comanda a Officina de Estrelas, que atende também pessoas em busca de uma identidade visual adequada.
![](https://lucamoreira.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-30-at-08.37.32-Copy.jpg)
Contudo, Maris alerta sobre o conceito de beleza e definição de boa aparência, que nem sempre está relacionado ao que “está na moda”, mas a um estilo próprio que alcance conforto, leveza e deixará cada pessoa em harmonia com sua personalidade. Ela esclarece que a moda pode ser uma grande aliada nesse processo, mas é a união de todos esses fatores, mais aplicação de técnicas cientificamente comprovadas, como análises corporal e cromática, que vão chegar a um resultado eficiente. “A escolha das roupas certas pode transmitir a mensagem de que o artista é criativo, ousado e atualizado com as tendências do mercado. A moda é uma forma de expressão e, quando usada de forma consciente, pode ser muito benéfica”, pontua Maris.
![](https://lucamoreira.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-30-at-08.37.31-Copy.jpg)
Quando se trata do mundo corporativo, Maris explica que uma boa apresentação pessoal pode ser determinante para a escolha do contratante: “O figurino certo, uma boa postura, uma comunicação clara e direta são fundamentais para transmitir uma imagem profissional confiável e competente e isso é mais que se vestir bem”.
Neste cenário, o consultor de imagem ou personal stylist é o profissional especializado em ajudar as pessoas a construírem uma identidade visual que reflita sua personalidade, estilo de vida e objetivos profissionais. Eles são capacitados a entender as necessidades e desejos dos clientes, oferecer orientação e ajudá-los a tomar as melhores decisões de vestuário, acessórios e maquiagem, de acordo com o que eles querem transmitir para o mundo.
Expert
A importância de um consultor de imagem está em sua capacidade de oferecer uma visão externa e objetiva sobre o visual do cliente, ajudando-o a entender melhor suas qualidades, pontos fortes e recursos, e como ressaltar tudo isso através de sua aparência. “Com uma equipe multiprofissional, que envolve desde o consultor de moda à especialidades médicas, é possível mostrar os pontos a serem melhorados, apresentar novas opções e tendências, além de orientá-los em relação ao que é adequado para um evento ou ocasião específica”, defende a especialista que traz em sua bagagem, um trabalho de sucesso, reconhecido principalmente no show business.
Maris Tavares atua como Consultora de Imagem e Visagista há mais de dez anos. Foi responsável por contribuir com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente como o saudoso Cristiano Araújo, Murilo Huff, Lucas Lucco, Joelma, Erika Januza, Marjorie Estiano, Naiara Azevedo, Felipe Araújo e Zezé Di Camargo.
Foi mencionada na Folha de São Paulo como uma das principais responsáveis pela mudança de estilo do Brasileiro na última década. Ela explica que a expertise de um consultor de imagem ainda inclui competências como identificar formas de atualizar o guarda-roupa, criar um visual mais original e autêntico, além de ajudar a valorizar a beleza de cada indivíduo de uma maneira única.
Ela garante que investir na imagem pessoal é uma maneira de melhorar a aparência e aumentar a autoconfiança, o que pode ter um impacto positivo em todas as áreas da sua vida, incluindo o trabalho, relacionamentos pessoais e sociais. “Uma consultoria especializada oferece uma perspectiva imparcial sobre a sua aparência e estilo, o que pode ajudá-lo a ver coisas que você não teria percebido sozinho e a fazer mudanças positivas para melhorar a sua imagem pessoal e profissional”, finaliza.