Iza Valadão é uma das profissionais mais requisitadas do estado do Rio de Janeiro. Natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense (RJ), a professora atrai a atenção de empresas de todo o país por ter um currículo incrível, com graduação em Engenharia Civil, mestrado, doutorado e, até mesmo, PHD na Europa.
Iza é colunista da revista “Casa e Jardim”, da editora Globo, e aborda assuntos relacionados a construção civil em seus editoriais. Ela deu uma entrevista exclusiva para o nosso portal e vamos reproduzir na íntegra todo o assunto abordado.
1) Como você classifica o ano de 2022 para a sua carreira?
Foi um ano incrível e de muito crescimento. Foram muitos desafios vencidos, não só na área profissional, mas na pessoal também. E todos eles me tornaram mais forte, ao mesmo tempo que mudaram meu olhar e minha perspectiva sobre algus assuntos
2) Você participou de vários eventos no eixo Rio x São Paulo ao longo do ano. Quais foram os acontecimentos que te marcaram?
O ano começou com a volta das feiras presenciais. Teve ABCasa, Revestir, ConcreteShow, ExpoLux e Feicon, participei de todas elas. E fui embaixadora da Feicon. Em algumas destas feitas, eu Palestrei. Palestrei também na Mostra de Arquitetura e Design Morar Mais, edição Rio e no Rio Inovation Week, também no RJ. Todos estes eventos me marcaram, porque me proporcionaram levar o conhecimento para além dos muros da universidade.
3) Como você avalia a importância do seu trabalho na prática (construção civil)?
A construção civil é um setor que historicamente tem colaboradores com baixa qualificação Tecnica. E isso se reflete na má qualidade da maioria das edificações brasileiras. Acredito que com a divulgação e a disseminação de conteúdo de qualidade, em linguagem clara e objetiva, eu contribuo para a melhora dessa pouca qualificação, bem como da qualidade das edificações.
4) Você percebe a conscientização das pessoas quando falamos de sustentabilidade ou ainda é um tema que precisa ser abordado entre a população?
Muitas pessoas já tratam a sustentabilidade como um tema recorrente no dia a dia de suas atribuições técnicas. Contudo, há outros que ainda acham que construir de forma sustentável é “modismo” e que não tem relevância para o setor e nem para a qualidade de vida de todos. Sabemos que isso está totalmente equivocado e sinto que meu papel perante a sociedade é alcançar também estas pessoas e os profissionais que querem construir minimizando os impactos que o setor causa ao meio ambiente.
5) Como professora, qual a mensagem que você gostaria que ficasse registrada na mente de todos os seus alunos?
O que você falaria para quem está ingressando nesse universo? O setor da construção civil é o setor que mais impacta de forma negativa o meio ambiente no mundo todo. Por isso é tão importante construir e utilizar os materiais de forma consciente, minimizando os impactos negativos, seja no consumo de recursos naturais ou na geração de resíduos.
6) O que você espera, dentro do seu nicho, para o ano de 2023?
Que a qualificação técnica dos profissionais aumente, principalmente daqueles que trabalham na base da cadeia construtiva.
Confira todas as novidades da carreira de Iza Valadão através de sua página no Instagram: @izavaladaoiza