Vetusta Morla lança hoje ¡Ay, Madrid!, o quarto lançamento de Figurantes, que vem após os lançamentos de La Sábana de mis Fantasmas e do duplo single Puentes y Catedrales, que foi acompanhado por um formato exclusivo de 7”.
¡Ay, Madrid! é uma canção de resistência. De resistência por conviver com algo que você ama, mas que também te machuca, que se envenena. De saber que você está às margens de sua história principal e, mesmo assim, tentar encontrar seu lugar sem abandonar ou sentir-se derrotado.
Será em 31 de maio que Figurantes, seu novo álbum, sétimo de estúdio, chegará às plataformas digitais. As diferentes edições do formato físico: digipack, vinil e Edição de Coleção – Vetusta Morla & Boa Mistura estarão disponíveis em 21 de junho, e já podem ser reservadas aqui.
Tracklist de Figurantes:
- Puentes
- ¡Ay, Madrid!
- La Sábana de mis Fantasmas
- Figurantes
- Catedrales
- Parece Mentira
- 1, 2, 3, Big Bang
- Cosas que Hacer un Domingo por la Tarde
- La Derrota
- Nadadoras
- Drones
Sobre o trabalho artístico desenvolvido por Boa Mistura para Figurantes e suas edições físicas, a banda destacou: “O protagonista seria o nosso próprio público, que é quem dá sentido à nossa carreira, os verdadeiros Figurantes e protagonistas das canções. Para isso, trabalhamos junto com o estúdio Boa Mistura em uma linha artística e de desenvolvimento que nos levou a ter em mãos os objetos mais belos que, acreditamos, já criamos.”
Boa Mistura é uma equipe multidisciplinar com raízes no graffiti, nascida no final de 2001 em Madrid. Seu trabalho se desenvolve principalmente no espaço público. A relação entre Vetusta Morla e Boa Mistura remonta a 2017. Eles se conheceram em Guadalajara, México, no âmbito da FIL (Feira Internacional do Livro), quando a banda visitou o projeto que o coletivo realizou junto aos moradores da Unidade Habitacional Infonavit Independencia e interpretou Consejo de Sabios naquela praça.
E é precisamente outra praça, a do Matadero Madrid (Plaza de Legazpi, 8), um dos principais centros culturais contemporâneos da cidade, que acolherá um espaço imersivo instalado entre o armazém 10 (Sala Max Aub) e o armazém 11 (Sala Fernando Arrabal) para ouvir e descobrir a letra de ¡Ay, Madrid! de 9 a 31 de maio.