Conexão Magazine

Artista chaco Joyze lança “Chacotizado”, seu primeiro EP conceitual

Redação CM

Redação CM

23 de fevereiro de 2024

Capa do EP

O artista chaco José Montenegro, também conhecido como “Joyze”, funde a gíria e a cultura do Chaco com a música urbana em Chacotizado. Disponível em todas as plataformas digitais.

Joyze é um músico nascido e criado no coração da quente cidade de Resistencia (Argentina). Motivado por um colega de escola, deu os primeiros passos na música tocando contrabaixo, instrumento que sempre lhe chamou a atenção. Sua ampla gama musical começou a se desenvolver desde criança. “Meus pais ouviam muita música anglo-saxônica: Coldplay, U2, Green Day, Oasis. Mas também apareceram referências nacionais como Charly García, Pedro Aznar e Cerati.”

Aos 18 anos tomou a decisão de se mudar para Buenos Aires para começar a construir as bases de sua carreira artística. Formou-se como Músico Profissional pela “EMC” (Escola de Música Contemporânea) e como “Técnico de Gravação e Pós-Produção” pela Tecson. “No início, já tendo experiência como instrumentista, pensei que compor era uma espécie de dom que poucos tinham. Mas ambas as carreiras ensinaram-me que compor é uma prática e deram-me ferramentas muito úteis para o fazer. “Isso abriu meus olhos de algumas maneiras.”

O dicionário define pessoa eclética como aquela que evita escolher um lado ou um caminho específico, preferindo pegar à vontade elementos ou ideias de origens diferentes. Um conceito que combina perfeitamente com Joyze e ela demonstra isso com seu primeiro EP “Chacotizado”. “Misturei a gíria do NEA, usando termos como “ladri”, “eña” ou “wayna” e costumes da região como chipá e terere, com a música urbana da qual me alimentei nos últimos anos em Buenos Aires Aires. Mesclei gêneros como afrobeat, house, trap, reggaeton e funky brasileiro com sons e harmonias de jazz.”

Chacotizado é uma obra musical pensada da cabeça aos pés onde nenhum detalhe é deixado ao acaso. “O conceito nasceu da música “Keka”, uma música que me levou a explorar um lado muito mais estético, definindo a cor laranja como a mais representativa do calor e das boas vibrações nortenhas.” O EP é um passeio, uma viagem, um safári pela cabeça de Joyze que convida você a descobrir a linguagem costeira e conhecer parte da fauna do Chaco pelo caminho.

O desenraizamento mergulhou o artista numa busca interna para tentar descobrir um som que realmente saísse de suas raízes. Essa introspecção deu vida a “Chacotizado”, EP de 5 músicas próprias produzidas, mixadas e masterizadas pelo músico. Cada faixa é acompanhada por uma produção audiovisual que complementa o mundo sonoro de Joyze. Todo o material audiovisual está disponível em seu canal no YouTube (JoyzeBeatz).

O músico lança o EP durante uma turnê por sua terra natal e num momento de sua carreira em que está entre as propostas mais interessantes da cena musical urbana argentina. “Felizmente tive a oportunidade de vir ao Chaco mostrar o Chacotizado. Estar em casa, com minha família e amigos é sempre útil, me devolve energia que será muito necessária para tudo que está por vir.”

Prepare um delicioso tereré, chame seu “ñeris” e mergulhe no universo estético e sonoro da Joyze. Um tesouro musical que condensa a riqueza e a criatividade artística do norte da Argentina.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS