Conexão Magazine

Entrevista exclusiva: Banda uruguaia Cuatro Pesos de Propina toca no Festival MUCHO!

Redação

Redação

5 de dezembro de 2023

cuatro

A história da banda uruguaia Cuatro Pesos de Propina começa em 2000. Desde então, eles tiveram um crescimento constante como banda independente, tocando uma mistura de ska, rock, reggae-dub e gyspy punk. Com seus mais de 20 anos de carreira, construíram um caminho intenso, deixando sua marca em palcos de destaque na América Latina, Estados Unidos e Europa.

O álbum mais recente da banda, “Respirar una vez más”, foi lançado em 2021, mesmo ano em que foi disponibilizado “Del Camino”, um documentário que abrange o processo de criação e gravação do álbum de 2019, “LA LLAMA”, e parte das turnês pelo Uruguai, Argentina, Brasil, Chile e Paraguai durante esse processo.

A Cuatro Pesos de Propina se apresenta em São Paulo neste sábado, 09 de dezembro, dentro da programação do Festival MUCHO!, mas esta não é a primeira vez dos uruguaios no nosso país. Em 2016, eles fizeram shows no Sul do país e em São Paulo e em 2017, chegaram a excursionar ao lado da banda Francisco, el Hombre. Desde então, já tiveram a oportunidade de voltar outras vezes, conquistando cada vez mais fãs. No MUCHO!, eles tocam ao lado de artistas como Milk Shake (Paraguai), Brisa Flow (Brasil), Kumbia Queers (Argentina), Mad Professor (Guiana), Maglore (Brasil) e muitos outros. Para mais informações, acesse o instagram oficial do evento: https://www.instagram.com/festivalmucho/

Confira a entrevista exclusiva que fizemos com a banda!

1- Em sua opinião, qual é a importância de um festival como o MUCHO!, que tem como objetivo unir a América Latina?
R: É de extrema importância a existência de festivais como o MUCHO em todo o continente. Sobretudo porque contém uma curadoria ou um olhar sobre a música latino-americana, que contém folcloristas e música de cada país, respondendo em vários casos a circuitos alternativos de música, contribuindo com outros sons para a variedade de festivais que existem. Ao mesmo tempo, a música latino-americana está em um grande momento e, por isso, devemos continuar incentivando o crescimento de festivais como o MUCHO.

2- O que o público do MUCHO pode esperar do seu show?
R: Eles vão ouvir um show com muita energia, ska, reggae, gipsy punk, rock e outros gêneros misturados em um som poderoso. Muita festa.

3- Não é a primeira vez da banda em solo brasileiro, o que vocês mais gostam no Brasil?
R: O público brasileiro é um público lindo, gostamos muito de seus festivais. Já estivemos em vários, e em todos eles a festa e a alegria nos fazem sentir bem.

Temos grandes amigos no Brasil e é um país enorme onde nunca paramos de descobrir coisas novas. E, acima de tudo, o Brasil é, sem dúvida, um país de referência com sua música no Uruguai. De Caetano e Gilberto a Titãs e Legião Urbana, ou Planet Hemp e Mamonas… e poderíamos continuar nomeando….

4- E para aqueles que visitam o Uruguai, que conselho você daria?
R: Que vá aos tambores, que vá ver o candombe (dança com atabaques típica da América do Sul. Tem um papel significativo na cultura do Uruguai dos últimos duzentos anos), que vá ver a música, pois há muita música!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS