Conexão Magazine

Quer mudar o visual da sua casa sem gastar muito?

Luca

Luca

3 de outubro de 2022

WhatsApp Image 2022-10-03 at 14.11.39 (Copy)

Pintar as paredes pode ser a melhor saída para quem quer inovar na decoração

A casa deve refletir a identidade da família, sua essência e história de vida. Um ótimo recurso que pode ser utilizado para transmitir a personalidade do lar é a pintura nas paredes. Com baixo custo e rápida aplicação, é possível ter um ambiente transformado. Porém, com tantas cores, como é possível escolher a que se adeque melhor ao seu espaço? A arquiteta Natalia Asfora em parceria com a Help Reforma e Construção ensina algumas técnicas que irão ajudar a escolher a melhor tonalidade, para que ao final da leitura, consiga se sentir seguro para escolher a cor certa para cada ambiente:

Primeiro passo: identificar o estilo da sua casa.
É importante observar qual é o estilo do seu lar, para conseguir incluir nele cores que potencialize ainda mais a sensação desejada. Se você se identifica com um estilo industrial, optar por tons neutros e fortes como o cinza, grafite ou preto podem trazer personalidade. Caso deseje um espaço rústico, as cores claras e terrosas trarão sensação de aconchego e acolhimento. Se estiver pensando em criar uma casa vintage, o uso de cores fortes e alegres é o mais sugerido. No entanto, se quiser uma arquitetura clássica, deve-se optar por tons suaves como o bege e a cor rosa pastel. Se pensar no contemporâneo, o uso de cimento queimado, cores claras e tons neutros é o recomendado.

Segundo passo: qual sensação deseja transmitir com o espaço?
Ao pintar a parede tudo se transformará no ambiente. Para garantir que a cor escolhida tenha o impacto desejado, você precisa entender um pouco mais sobre a influência que elas têm sob o espaço. Cores vibrantes como laranja e amarelo aquecem o ambiente, trazendo luz e muita vivacidade. Por isso, é recomendado que sejam utilizados em ambientes de convivência, como sala e cozinha. A cor vermelha traz coragem e estimula a tomada de decisão, porém dependendo da saturação, pode se tornar cansativa. Recomenda-se que seja utilizada em uma parede pequena, para ser um ponto de destaque no ambiente. A cor azul acalma e traz paz quando utilizada em tons claros, por isso é muito recomendada para locais de descanso como os quartos. O verde em tons claros traz a sensação de relaxamento, sendo muito utilizado em áreas de descanso.

Terceiro passo: combinação de tons
Depois de saber mais sobre o estilo de decoração da sua casa e também entender como cada cor influencia na sensação que terá em cada espaço, é importante conseguir harmonizar tudo, para que o seu lar tenha uma unidade. É importante construir uma paleta de cores complementares e um estilo único. Se por exemplo optou-se por uma casa contemporânea, com cores claras e uso de cimento queimado, os cômodos devem seguir esta linguagem, para que o conceito seja mantido.

Para ter certeza se os tons do seu lar estão complementares, o recomendado é que seja feito um teste nas suas paredes, para ver a combinação entre eles e também a harmonização com o espaço. É necessário que veja se os tons escolhidos impactam na luminosidade do espaço, locais muito iluminados podem ter cores mais escuras, porém os com pouca incidência de luz não são recomendados.

Com este passo a passo simples é possível agir e transformar o seu ambiente. O primeiro passo que pode dar é comprar testes de cores, você pode pintar e ver como as cores se comportam no espaço. Depois que se sentir seguro, pode dar início a modificação. É importante proteger os móveis e pisos, além de luminárias e tomadas. É preciso deixar o espaço preparado para a pintura. Depois disso é só usufruir e aproveitar.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS